Nascimento feliz - analgesia obstétrica possibilita parto sem dor
24/11/2022 às 19:29
Sorrindo você pode ganhar seu bebê. sim, essa realidade é possivel para muitas mulheres.

O nascimento é um momento especial, único e delicado para as mães, bebês e família. Quando chega a hora do parto muitas mulheres têm dúvida sobre a analgesia, se é possível receber anestesia com total segurança para a mãe e o bebê.
A Maternidade Nossa Senhora de Fátima em 2022 no período de janeiro a setembro, já realizou 1.570 partos cesárias e destes 25% foram partos normais vaginais, com analgesia. O Anestesiologista Dr° Osny César Kluppel de Miranda esclarece que o parto sem dor é um benefício, gerando conforto e tranquilidade para as mulheres que vão vivenciar o nascimento do filho. Não deve ser aceitável que a parturiente padeça de dor grave, possível de controle, sob intervenção médica segura.
A ideia de analgesia para parto vaginal é justamente transmitir tranquilidade e menos stress para o binômio materno fetal, durante o trabalho de parto. Quando a paciente está sem dor diminui o stress, o ambiente fica mais sereno e a paciente mais confiante.
Dr° Osny explica que a moderna anestesiologia obstétrica prefere a anestesia espinhal, raquidiana, ou peridural, ou raquidiana associada e peridural com baixas doses de anestésicos e analgésicos, como técnica para o alivio da dor do trabalho de parto. Sem modificação hemodinâmica e motora, a parturiente consegue fazer força e até caminhar, uma mamãe sorrindo e capaz de interagir de imediato com seu bebê.
PARTO NORMAL SEM DOR- A administradora Vivian Fernanda Leite David conta que tem dois filhos, Samuel de 6 anos e Natalia, com 2 meses. “Os dois partos foram normais, porém o segundo recebi anestesia e não tive dor. Eu sentia a Natalia e percebia os movimentos da equipe no centro cirúrgico, todos sempre muito atenciosos e gentis comigo. Meu marido estava junto e também pôde aproveitar o momento com tranquilidade. Certamente, o meu segundo parto foi melhor que o primeiro, porque pude entender tudo o que aconteceu conscientemente, tranquila e segura. A recuperação também foi excelente e rápida, incentivo quem está em dúvida e puder receber analgesia para ter um parto feliz e sorrindo”.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio