Startups curitibanas se destacam em ranking das 100 mais atraentes do Brasil
09/11/2022 às 18:31
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Startups de Curitiba e região são destaques em categorias do ranking 100 Open Startups 2022, que reúne as empresas de base tecnológica mais atraentes para o mercado no Brasil. Em sua sétima edição, o levantamento foi divulgado pelo Movimento 100 Open Startups, na última terça-feira (8/11).

Ao todo, 13 startups do Vale do Pinhão  se destacaram em 10 categorias: Laura (saúde), 4avants (energia), IoTag (agronegócio), Comunica.in (recursos humanos), ST-One e Ubivis (indústria), Oystr (jurídico), Syx Global (verde), Cargo e Exy Exoesqueletos (transporte/logística), Driva e Peepi (marketing com impacto social) e TruggHub (marketplace). Cada categoria traz dez empresas que se destacam em seus segmentos (Top 10). Entre as categorias especiais, dois representantes curitibanos: Exy Exoesqueletos (Empreendedorismo Feminino) e ST-One (LGBTQIA+).

Seis startups da capital e região - Oystr (29º), ST-One (44º), Laura (46º), Syx Global (54º), Comunica.in (58º) e Driva (71º) - também aparecem no ranking principal, o das Top 100 Open Startups.

O 100 Open Startups é elaborado com base em avaliações de atratividade das startups para grandes instituições, como empresas, aceleradoras e investidores. Para tanto, é levado em consideração o interesse nos empreendimentos, negociações em andamento e parcerias realizadas pelas startups.

O Movimento 100 Open Startups é uma rede de conexão que envolve grandes empresas como Bradesco, Grupo Fleury, 3M, Abbott, Natura, Itaú, IBM, J&J, Estácio, fundos de investimento, olheiros e grandes programas de empreendedorismo interconectados.

Ambiente de inovação

Para Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, a forte presença das empresas curitibanas no ranking 100 Open Startups só confirma a importância da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital estarem mobilizados em torno do Vale do Pinhão, o movimento formado por poder público, universidades, incubadoras, entidades de fomento (como Fiep, Sebrae e ACP), empresas e terceiro setor para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país.

“A inovação e os processos de mudança tecnológica têm sido a principal força motora para o desenvolvimento econômico sustentável, com aumento da produtividade, da renda, da geração de empregos e da competitividade internacional. O propósito do Vale do Pinhão é cada vez mais fortalecer e potencializar esse ambiente de inovação da cidade por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar Curitiba em uma cidade cada vez mais inteligente", reforça Cris Alessi.

 

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio