Iniciar investimentos hoje com as crianças ajuda os adultos no amanhã
20/10/2022 às 17:50
Foto: reprodução
A infância é, normalmente, a fase mais leve e tranquila da vida das pessoas. Sonhar e realizar são ações muito naturais nessa época. É um momento favorável para aprender, experimentar, fantasiar e interagir com o mundo. Exceto distorções e exceções, o começo da vida é, geralmente, marcado por eventos especiais de muita magia e diversão. É nesse período que o tempo trabalha como um recurso favorável, ou seja, a quantidade de anos vividas será determinante na construção de uma bem-sucedida estratégia de investimentos e formação de patrimônio no longo prazo, fazendo com que o dinheiro seja potencializado. 

A construção da tão desejada segurança financeira que possibilita realizar os sonhos futuro, como a liberdade de escolha para conquistar uma educação de qualidade, um curso universitário, abrir um novo negócio, planejar aquela viagem especial de férias, conquistar a casa própria ou formar patrimônio familiar poderão ser mais fáceis caso os pais, avós ou responsáveis comecem a planejar o quanto antes o futuro financeiro de seus filhos e netos. 

Camila Machado, sócia da Cordier Investimentos e Head de Previdência, explica que a previdência privada é uma excelente opção para quem deseja planejar uma complementação de renda futura. “Essa reserva financeira é interessante para os jovens que estão no começo da vida e têm o tempo trabalhando a seu favor”. Segundo Camila, a previdência privada não tem a antecipação de imposto, que o mercado chama de come quotas. “Essa é uma das diferenças entre um fundo de investimento normal e um fundo de investimento em previdência. Então, pensando no longo prazo, a cada oito anos o dinheiro na previdência rende um ano a mais. Isso porque nesse caso, trabalhamos com juros compostos, o que significa juro sob juros e a previdência permite que você tenha o imposto de renda (IR) menor, chegando a alíquota de 10% dentro da tributação chamada regressiva. 
A sócia da Cordier explica que outra vantagem em investir nos fundos de previdência é o processo de sucessão familiar. “No caso de morte prematura é possível definir de forma simples, prática e rápida quem será o beneficiado para receber o recurso aplicado. Esse recurso não é obrigatório constar na declaração anual de imposto de renda. Além da questão de segurança, pois hoje no Brasil há mais de R$ 1 trilhão investidos em fundos de previdência, sendo que 80% desse valor estão em fundos de renda fixa. Portanto, essa é uma boa opção que oferece segurança e liquidez, com dinheiro rápido para quem precisa dos recursos disponíveis”, afirma Camila. 

Outra alternativa de investimento favorável para quem tem objetivos de longo prazo é a renda variável. A opção mais comum são as conhecidas ações, explica Leandro Nogueira, Head de Produtos Cordier (Renda Variável). “Funciona assim, junto com o cliente escolhemos boas empresas para se tornar sócios (formação da carteira de investimento) e após essa seleção de empresas diversificadas esperamos que, ao longo do tempo, o cliente receba o seu percentual de lucros (dividendos), condizente com a quantidade de ações que possui”. Nogueira explica que a expectativa de vender essas mesmas ações no futuro, com um preço muito acima do que foi pago no momento da compra, também empolga os investidores. Ele orienta também que a renda variável é um tipo de investimento com muitos altos e baixos. “É exatamente por isso que, quanto mais tempo você tem, mais vai poder aproveitar os momentos de oportunidade. Quando somos crianças ou muito jovens dificilmente temos a felicidade de sermos apresentados ao mundo dos investimentos e por isso, o papel dos pais é fundamental para essa iniciação juntamente com o assessor de investimento”. 

O advogado Natanoel Zahorcak, de 64 anos, pensa muito no futuro dos filhos e também da neta. “Atualmente, a ideia é ajudar a complementar os estudos da nossa pequena Nathally, de sete anos”. O avô conta que iniciou um plano de investimento em previdência privada em 2015, quando a menina nasceu. “Decidimos em conjunto com minha esposa Cenira fazer aportes mensais, regulares, mediante débitos mensais automáticos em conta bancária, diretamente no fundo de investimento de previdência privada. Nosso objetivo é ajudar a Nathally a conquistar uma formação universitária de qualidade, pensando em um cenário futuro para os próximos 15 anos provavelmente”, explica Zahorcak.

Natanoel explica que já possui a cultura de investir para o futuro desde a época quando os dois filhos eram crianças. “Há 30 anos nossa opção de investimentos foi em imóveis para ajudar o começo da vida dos nossos filhos; agora chegou a vez de pensar na neta. Com a orientação correta e segura que recebo da equipe de investimentos consigo planejar o futuro com tranquilidade e segurança para a minha família”, declara Zahorcak.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio