A Mediação de Conflitos no Comércio Exterior fomentada em nosso território Nacional ? uma visão multidisciplinar da CAAEB e do IRIP
26/09/2022 às 18:33

A Câmara AEB de Mediação de Conflitos em Comércio Exterior | CAAEB, a primeira no país especializada em comércio exterior e internacional, tem como Diretoria três mulheres engajadas em ofertar um serviço de excelência para o mercado nacional e internacional. As advogadas Paula Mark Sady, Roberta Portella e a economista Flavia Mendes são fundadoras e diretoras executivas da câmara que já conta com 4 núcleos pelo território nacional – incluindo o do Centro-Oeste, especializado em agronegócios – e 5 internacionais – China, Canadá, Portugal, África e Estados Unidos.
A mediação é um método adequado de resolução de controvérsias sem a interferência da tomada de decisões de terceiros – Judiciário ou Arbitragem. A modalidade vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade Brasileira pela celeridade, redução de custos, garantia de sigilo e manutenção das relações pessoais e comerciais.
Precisamos construir acordos sustentáveis no tempo e possíveis de serem cumpridos pelas partes envolvidas, gerenciando as expectativas de todos e cuidando dos sistemas que dependem das partes em conflito.”, pontua a Diretora Executiva Paula.
Com a missão de oportunizar aos empresários do país todo, a CAAEB vem formalizando parcerias com entidades, instituições e empresas que acreditam na utilização do método no mercado empresarial. Já são parceiras da CAAEB: Grupo Serpa, MMAdvogados, Way Back, Afrochamber, Agência Porto, M2Trade, UNOTraduções, Global Agroex, Sindaerj, ICFML e Meeting de Negociação.
Para abrilhantar o rol de parceiros e contemplar os curitibanos-PR, a CAAEB firmou parceria com o IRIP- Instituto de Relações Internacionais do Paraná, e Lançará no próximo dia 29.09.2022, quinta-feira, às 18:00h em evento híbrido (presencial para convidados e on-line aberto ao público) o seu 5º Núcleo: Paraná – CAAEB|IRIP, com o propósito de juntar as bandeiras para fomentar em solo Paranaense o uso da Mediação, com especificidade/conhecimento técnico por parte dos Mediadores dos temas trazidos à mesa de negociação, ofertada pela CAAEB e sob o olhar vanguardista da Presidente Executiva do IRIP, Maristela Parigot.
A mediação está prevista em nossa Legislação em vigor, com o advento do Marco Legal em 2015 e com a política pública do Conselho Nacional de Justiça dentro dos tribunais de todo o Brasil, tendo Desembargadores que chancelam o uso do instituto amplamente, como Des. Roberto Portugal Bacellar no Paraná, para criar cultura no Brasil.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio