Deputado se reuniu com policiais civis e militares na região noroeste para pedir campanha sem violência

O deputado Zeca Dirceu esteve em Cruzeiro d’Oeste e pediu apoio das polícias civil e militar para que a campanha eleitoral seja sem violência

O deputado federal Zeca Dirceu disse que o PT está determinado na promoção de uma eleição de paz e que a própria campanha eleitoral dos candidatos do partido nos próximos dois meses será neste sentido. “Estou determinado e envolvido num processo de promoção da paz, de jogar água fria e acalmar os ânimos. Tenho feito esse trabalho pela internet, nas redes sociais, gravando vídeos e orientando a nossa militância, inclusive, a não reagir a provocações nos eventos e nas cidades”.

“Também tenho feito falas nesse sentido e essa semana quem entrar nas minhas redes sociais poderá acompanhar que o PT defende uma campanha eleitoral e uma eleição sem violência, sem ódio e agressões”, completou.

Durante encontro no 7º Batalhão de Polícia Militar e na Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste nesta quarta-feira, 27, o deputado solicitou apoio das forças policiais para que o processo eleitoral ocorra no campo dos debates de propostas e ideias, garantindo a paz e a segurança. “Eu estou visitando os comandantes da Polícia Militar e os delegados da Polícia Civil das médias e grandes cidades para reafirmar o compromisso do PT. Estou dedicando parte da minha agenda para esses diálogos com a polícia, com o judiciário e com o Ministério Público. Eu já participei de oito eleições e nunca houve esse clima de conflagração como agora”.

Mobilização – Zeca Dirceu vai propor reuniões com os representantes do Ministério Público e do Judiciário para tratar de uma campanha nacional pela paz nas eleições de outubro. “Temos que unir todas as forças e a mobilização que a sociedade já está fazendo.  Há um manifesto com mais de 150 mil assinaturas, até hoje, de lideranças, autoridades e pessoas. Um manifesto em favor da democracia, em favor das eleições e do sistema de votação eletrônico que é modelo para todo mundo”.

O respeito às divergências e aos diferentes, segundo o deputado, deve ser a premissa de qualquer debate eleitoral. “Agora, quem pratica e estimula a violência, mesmo através de um vídeo ou em uma frase na internet, tem que ser punido com rigor, tem que ter multa eleitoral, tem que cassar o registro da candidatura, tem que tirar o tempo de TV. Os partidos que têm apoiadores ou candidatos com esse tipo de atitude e que não tomam providências, também têm que ser punidos”.

 

TURISMO

Festas dos municípios paranaenses serão incluídas no calendário nacional de eventos a pedido de Ney Leprevost

O deputado Ney Leprevost vai incluir as festas dos municípios paranaenses no calendário nacional de eventos, incentivando o turismo a estes locais

O deputado Ney Leprevost está protocolando na Câmara Federal projeto de lei que inclui no Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo, as festas, exposições, feiras e festivais tradicionais do Paraná.

O objetivo é fomentar o turismo regional, preservar as tradições culturais e populares, além de incentivar o comércio e o desenvolvimento econômico dos municípios.

“Alguns destes eventos as vezes até já aparecem isoladamente no calendário nacional do turismo. Mas agora vamos inclui-los via lei, de forma conjunta, para ajudar todas regiões do estado na divulgação das suas festas populares. Se algum grande festejo regional estiver de fora desta primeira lista, o secretário de turismo da prefeitura pode entrar em contato com a nossa equipe que ainda dá tempo de incluí-lo”, explica Leprevost.

Algumas das festas que serão incluídas no calendário nacional de eventos e turismo são: Festa da Uva, de Mariópolis; Festa da Uva, de Ponta Grossa; Festa do Milho, de Balsa Nova; Festa do Trigo, de São José dos Pinhais; Festa do Peru, de Toledo; Festival do Caranguejo, de Pontal do Paraná; Festa da Uva, de Curitiba; Festa do Carneiro Desossado e Recheado, de General Carneiro, dentre outras tantas.

 

FUTEBOL

Frente de Enfrentamento à Violência nos Estádios recebe apoio de deputado Toninho Wandscheer

A Frente contra a violência nos estádios da Câmara Municipal recebeu o apoio do líder da bancada paranaense na Câmara Federal, deputado Toninho Wandscheer

A Frente Legislativa de Enfrentamento à Violência nos Estádios deu mais um importante passo na busca por parcerias e soluções referentes ao tema. Nesta semana, a iniciativa recebeu o apoio do deputado federal Toninho Wandscheer, líder da bancada paranaense na Câmara Federal.

Wandscheer e o vereador Marcelo Fachinello fizeram uma reunião com o objetivo de debater contribuições legislativas que ofereçam meios mais adequados de enfrentamento à violência às polícias, aos governos locais e ao Poder Judiciário. Na ocasião, o deputado inclusive se comprometeu a levar a pauta até o Ministério da Justiça, em Brasília.

“Esse tipo de parceria pode nos ajudar a levar o tema até Brasília com mais força, com o intuito de ampliar o debate e submeter as propostas da Frente ao Congresso Nacional”, disse Fachinello.

Sobre a Frente

No último dia 13 de julho a Câmara Municipal de Curitiba criou a Frente Legislativa de Enfrentamento à Violência nos Estádios.  O objetivo é ampliar o debate sobre o tema e construir contribuições legislativas que ofereçam meios mais adequados de enfrentamento à violência às polícias, aos governos locais e ao Poder Judiciário. A iniciativa foi do vereador Marcelo Fachinello. Fazem parte da Frente, além de Fachinello, os vereadores Tico Kusma (Pros), Mauro Bobato (Pode), Alexandre Leprevost (Solidariedade), Leônidas Dias (Solidariedade), Nori Seto (PP), Pier Petruziello (PP), Sidnei Toaldo (Patriota) e Sargento Tânia Guerreiro (União).

Na prática o grupo deve realizar reuniões periódicas para debate, fazer pesquisa legislativa para avaliar experiências e a efetividade de ações que já existem e ainda apresentar projetos de lei.

DIÁRIO POLÍTICO Notas

LEI DO LIXO

Diante da má repercussão na opinião pública sobre a aprovação da lei que permite que o Paraná receba lixo de outros estados, a Assembleia Legislativa emitiu uma nota oficial sobre a aprovação da lei. O curioso é que os deputados que aprovaram o recebimento do lixo de outros estados não quiseram explicar porque aprovaram tamanho disparate.

NOTA OFICIAL DA ASSEMBLEIA

Em defesa da maioria de seus representantes, a Assembleia Legislativa do Paraná repudia a desinformação causada pelas matérias veiculadas na mídia a respeito Projeto de Lei nº 67/2022. Sobre o assunto, a Assembleia esclarece que o projeto de lei foi aprovado pelo Plenário em quatro turnos de votação. A redação original foi alterada substancialmente, por meio de emenda, após amplo debate com técnicos e especialistas no assunto.

Ao contrário do que induz as reportagens, o projeto de lei não libera de forma indistinta a importação de lixos de outros Estados. O texto aponta que qualquer movimentação dessa natureza deve ser autorizada pelos órgãos ambientais competentes. A legislação moderniza os parâmetros ao permitir ao Estado a gestão dos resíduos sólidos de uma maneira coordenada.

Ressalta-se que texto final foi aprovado em 26 de abril com 45 votos favoráveis e nenhum voto contrário, incluindo-se o voto dos parlamentares da oposição, até mesmo dos deputados Goura e Arílson Chiorato. O mesmo ocorreu nas duas votações seguintes. Repudia-se, portanto, qualquer alegação de que a proposta aprovada atenda interesses particulares em detrimento do interesse público. O resultado de todas as votações está disponível no portal da transparência do Poder Legislativo, podendo ser facilmente consultado por jornalistas ou qualquer outro cidadão.

PSDB E CIDADANIA JUNTOS

A Federação Partidária PSDB/Cidadania enviou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a documentação sobre a convenção conjunta realizada pelos dois partidos e agora aguarda o calendário eleitoral para iniciar sua campanha oficialmente no dia 16 de agosto.

“Estamos seguindo rigorosamente o cronograma estabelecido pela legislação eleitoral”, disse o presidente da Federação e do PSDB paranaense, o ex-governador Beto Richa, que é pré-candidato a deputado federal. A Federação formada por Cidadania e PSDB realizou sua convenção estadual no dia 20 de julho, quando formalizou o lançamento de chapas de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, além do nome do ex-prefeito de Guarapuava Cézar Silvestri concorrendo ao Senado.

PREFEITO INOCENTADO

A Justiça Federal do Paraná inocentou o prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, conhecido como Gringo, da acusação de improbidade administrativa por suposta fraude em licitação de transporte escolar no valor de R$ 427.541,04. Em 2015, o prefeito e outros funcionários da prefeitura foram denunciados pelo MP/PR por suposta fraude em licitação na contratação de transporte intermunicipal de alunos com necessidades especiais para a Escola Ilza Santos, situada em São José dos Pinhais. No entanto, no último dia 25, a Justiça concluiu que não há indícios de má-fé e não foi comprovado qualquer prejuízo ao erário. José Altair foi prefeito de Tijucas do Sul entre 2009 e 2016 e eleito novamente em 2021.

ROMANELLI NA CONVENÇÃO

O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli participa, neste sábado (30), em Pinhais, da convenção estadual do PSD que vai homologar as candidaturas do governador Ratinho Junior e das chapas dos candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. O encontro faz parte do trabalho deste final de semana que começa nesta quinta-feira, 28, e segue até domingo, 31, e que inclui as cidades de Tomazina, Jaboti, Ibaiti, Japira, Cornélio Procópio, Uraí, Abatiá, Pinhais, Lapa e Curitiba.

SUCESSO NO TIKTOK

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concluiu o primeiro semestre de 2022 com 1.905 seguidores na rede social TikTok, que a CMC utiliza para divulgar vídeos de educação política e esclarecer à população o cotidiano do Legislativo. Esse desempenho faz da CMC a câmara municipal mais famosa do Brasil no TikTok entre as capitais, à frente de Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP). Em um levantamento nos 26 portais das câmaras das capitais dos estados brasileiros, repetido na busca do próprio TikTok, apenas essas 6 tem perfis ativados.

COMPARANDO

A título de comparação, o perfil da Prefeitura de Curitiba no TikTok tem 9.064 seguidores e o do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tem 72,9 mil seguidores, que é quase o dobro do que tem o Tribunal Superior Eleitoral, com “apenas” 47,4 mil. O TRE-PR é um caso nacional de sucesso no uso da rede social TikTok para divulgação de conteúdo de interesse público, especialmente em um ano que serão realizadas eleições gerais.

REQUIÃO/CARAVANA

O candidato ao governo pela Frente Paraná da Esperança, Roberto Requião, participou nesta quinta-feira (28) da Caravana Estadual da Agricultura Familiar na cidade de Dois Vizinhos. Organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná (Fetraf Paraná), a caravana teve a participação de aproximadamente mil pessoas, que discutiram os desafios do setor e apresentaram uma pauta de ações estratégicas para o candidato. A Caravana tem como principal objetivo ouvir, debater e propor políticas públicas pertinentes à realidade de cada região.

AUDIÊNCIA/AUTISMO

A Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista da Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma audiência pública sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce do autismo. Com a presença de especialistas nas áreas da saúde e educação, além de diversas lideranças preocupadas com o tema, a audiência serviu para alertar as autoridades sobre a necessidade de intervenção logo que o problema é detectado, para que as crianças com transtornos, possam ter garantido um desenvolvimento adequado.

DEPOIMENTO EMOCIONANTE

Atualmente no Brasil estima-se que pelo menos uma a cada 30 crianças, nasça com autismo. Os motivos ainda são desconhecidos, a criança, nos primeiros anos de vida, apresenta problemas de comunicação e interação com as outras pessoas, além de comportamentos repetitivos. O jovem Guilherme Becker Lima, que é portador de autismo, emocionou todos os participantes da audiência, pedindo atenção não só das autoridades, mas de toda a população. “Queremos leis para que possamos nos encaixar no mundo que todos vivem. Não queremos ser limitados, apenas queremos um tratamento sem preconceito”.

FÁBIO ELIAS NA TV ASSEMBLEIA

O programa Arte & Cultura na Assembleia, atração da TV Assembleia criada para estimular, apoiar e valorizar a produção artística paranaense apresenta nesta sexta-feira (29), às 11 horas, uma entrevista com o vocalista e guitarrista de uma das bandas de rock`n`roll mais importantes de Curitiba. Fábio Elias, da Relespública, fala sobre a trajetória de 33 anos do trio formado por amigos de escola em 1989. “Uma típica banda de rock que nasceu na escola e na rua. Nos intervalos das aulas falávamos de música e nos fins de semana ensaiávamos na casa do baterista”, conta o guitarrista que tinha apenas 14 anos quando subiu ao palco com a banda pela primeira vez.

FRENTES PARLAMENTARES

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ganhou, no primeiro semestre de 2022, mais uma frente parlamentar, totalizando sete grupos suprapartidários registrados na Casa, na atual legislatura. Regulamentadas pelo ato 3/2013, da Mesa Diretora, as frentes parlamentares devem ser constituídas por no mínimo dez vereadores e ter a atuação voltada para um tema específico, de interesse da cidade. A Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve o registro acatado em plenário na sessão de 6 de junho, é a caçula da legislatura. A ideia surgiu a partir do Smart Expo Curitiba 2022, edição nacional do evento de cidades inteligentes. O grupo deve acompanhar, por exemplo, o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo e o programa Muralha Digital, de videomonitoramento inteligente.

LICENÇA-PRÊMIO

Servidores da ativa que têm licenças-prêmio vencidas e não fruídas e que queiram se cadastrar para requerer o pagamento em dinheiro poderão se candidatar a partir dia do 1º de agosto. Pela primeira vez, a Prefeitura de Curitiba oferecerá esta possibilidade aos servidores que têm direito à licença-prêmio. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças divulgou no Diário Oficial da quarta-feira (27/7) as portarias que estabelecem o volume de recursos disponíveis para pagamento. Serão R$ 160 milhões ao todo, sendo R$ 100 milhões destinados aos servidores lotados na Secretaria da Educação e R$ 60 milhões para os servidores das demais áreas. A retomada do pagamento das licenças-prêmio, que vem sendo feita desde 2020 aos aposentados e agora se estende aos servidores da ativa.