Volume de serviços cresce 2,1% em novembro no Paraná

256
Turismo no PR registrou um segundo semestre de recuperação econômica. Foto: José Fernando Ogura/AEN

O volume do setor de serviços cresceu 2,1% no Paraná em novembro de 2020, espelhando a evolução nacional nesse recorte, de 2,6%. O turismo, que faz parte desse contexto, registrou aumento de 1,2% no período, recuperando parte das perdas do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É a quarta variação mensal positiva no setor depois do começo da pandemia. Também houve crescimento em julho (1,7%), agosto (1,6%) e setembro (2,9%). O resultado é superior a Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

No turismo é a quarta evolução consecutiva e a melhor entre os estados do Sul. Além de novembro, registraram bons indicadores agosto (31,2%), setembro (10,8%) e outubro (8,5%). Os dados são um comparativo entre o mês de divulgação e o mês exatamente anterior.

A pesquisa do IBGE abrange hotéis, agências de viagens, restaurantes, serviços ambulantes de alimentação, transporte, parques, casas culturais, academias de condicionamento físico, lavanderias, cabeleireiros, serviços gerais de apoio e ensino de idiomas. Essas atividades estão entre as mais impactadas pela crise provocada pelo coronavírus.

“Apesar do ano difícil, o Paraná registrou um segundo semestre de recuperação econômica. Houve crescimento na produção industrial, no comércio, nos empregos e começaram a aparecer indicadores mais positivos também no setor de serviços. Nessa retomada, é uma área que temos buscado fomentar com crédito, simplificações burocráticas, auxílio técnico e atração de investimentos”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Com AEN