Um Outro olhar sobre as coisas..

275

Notorious RBG (1933-2020). Notável pessoa, cidadã, mulher.

Determinada na incessante luta pela igualdade de gênero. Advogada militante, atuou em casos emblemáticos na defesa da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Sua persuasão, resiliência e coerência merecidamente lhe renderam a nomeação à juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, sendo a 2º mulher a ocupar esta posição.

Sua luta não foi em vão e seu legado influencia e influenciará gerações.

A bandeira da igualdade deve estar sempre hasteada. A intransigência e o desrespeito às liberdades individuais não podem ter eco nas sociedades contemporâneas, sob pena de legitimar atos de ignorância e abuso, de direito e de poder.

A igualdade (de gênero, de credo, de preferência política, ..) deve ser abraçada como princípio constitucional que é, sendo natural sua modulação pela evolução comportamental da sociedade, mas é indispensável que seu pilar esteja enraizado  nos valores universais de respeito e liberdade.

Não há excessos quando a luta é legítima. Quando há engajamento da comunidade, reconhecimento pelo Poder Judiciário e empatia das empresas por ações coerentes e com fins legítimos, há evolução e visão.

E talvez um olhar diferente sobre as coisas possa ajudar a humanidade a curar a miopia pandêmica e bipolarização do mundo, que são os maiores desafios do presente.

RENATA BAGLIOLI