TRE/PR – Disque-eleitor do TRE-PR realiza mais de 14,5 mil atendimentos na semana da eleição

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O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atendeu 14.510 eleitores que entraram em contato pelo Serviço de Atendimento Telefônico – Eleições 2020 entre os dias 9 e 15 de novembro, semana do primeiro turno da votação. Por meio do número 0800 640 8400, os cidadãos puderam esclarecer dúvidas que foram respondidas por atendentes da Justiça Eleitoral do Paraná.

Ao longo da semana, a mobilização de linhas para a realização dos atendimentos cresceu progressivamente. Na segunda-feira, foram 441 ligações, com uma equipe de sete pessoas. No domingo, dia da votação, houve 9.383 chamadas, atendidas por 65 servidores.

A servidora Izabel Leuch, chefe da Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE), afirma que a principal demanda foi a respeito dos locais de votação, devido ao agrupamento de algumas seções eleitorais que ocorreu este ano. Segundo ela, o disque-eleitor do TRE-PR recebeu também muitas chamadas de pessoas de outros estados do país.

Mobilização

Izabel comenta que, nesse momento de pandemia, a demanda foi ainda maior que em anos anteriores – no primeiro turno de 2018, o serviço contabilizou 4,6 mil atendimentos –, principalmente, no domingo. “Eu avalio como positivo todos os esforços e como todo mundo se dedicou. É sempre bom a gente poder contribuir porque é mais um meio, não o único, mas é mais uma forma que o cidadão tem de se informar”, diz.

A chefe da CAE comenta que conforme a demanda de atendimentos aos eleitores foi aumentando, mais servidores, estagiários e terceirizados do Tribunal foram abraçando a causa e se voluntariando para realizar esse trabalho. “Até pessoas que estavam em home office vieram atender as ligações e mesmo o pessoal do grupo de risco também se prontificou, foi um momento muito bonito”, afirma Izabel.