Toyota de Sorocaba passa a produzir 24h por dia em janeiro

278

A Toyota anunciou na ultima semana, que vai abrir o terceiro turno na fábrica de Sorocaba (SP) a partir de janeiro do ano que vem, estimulada principalmente pelo bom desempenho nas vendas do Corolla Cross, que é exportado para 22 países da América Latina.

A medida causou certa surpresa, pois a mesma planta vem de um período de paralisação total das atividades: a unidade precisou conceder férias coletivas entre 18 e 27 de agosto por falta de semicondutores para a montagem dos veículos.

Com a decisão de funcionar 24 horas por dia, a capacidade produtiva da linha de montagem vai crescer em 25%, o que deverá aumentar seu volume anual dos atuais 122 mil veículos para 152 mil.

Segundo a montadora, o objetivo é “aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios (somente para exportação) e Corolla Cross atendendo à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina e faz parte da estratégia de crescimento sustentável da Toyota”.

Serão contratados 450 trabalhadores para atuar diretamente na planta de Sorocaba e cerca de 50 colaboradores que serão distribuídos em outras unidades da Toyota no Brasil. As vagas serão preenchidas já em setembro. De acordo com a montadora, o terceiro turno terá efeitos positivos também nos fornecedores, que devem contratar 350 pessoas para atender ao aumento da produção.

“Trabalhamos duro para criar esse momento importante da história da Toyota no Brasil. Ele está sendo possível graças à excelente integração que fizemos com todos os públicos envolvidos nessa iniciativa – colaboradores, sindicato, fornecedores, concessionários e governo. Além disso, tenho certeza de que esses 850 empregos diretos e indiretos que serão gerados impactarão positivamente a sociedade brasileira nesse período tão delicado que todos vivemos”, diz Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.