“Todos os municípios do Paraná estão recebendo veículos iguais a esses para atender a um número maior de pessoas ”, destaca o Governador em exercício Darci Piana

345

Municípios do Litoral recebem novos veículos para ampliar o atendimento à saúde

Representando a gestão governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, Piana e Beto Preto juntos  entregam veículos da Estratégia da Saúde da Família aos municípios. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

É com os veículos menores que os profissionais das unidades de saúde chegam aos domicílios para consultar pacientes acamados, fazer busca ativa de quem está com exames atrasados e atualizar a carteira de vacinação. Essas e inúmeras outras atividades se tornaram ainda mais importantes no atual cenário porque diversas pessoas deixaram de procurar médico por medo de se contaminar com o coronavírus.

Nesta quarta-feira (13), o Governo do Estado reforçou o apoio às prefeituras do Litoral do Paraná com 33 carros para atendimento à saúde. A entrega foi feita pelo governador em exercício Darci Piana em solenidade Ginásio Carangueijão, em Paranaguá. Os veículos vão beneficiar cerca de 294 mil pessoas que vivem na área de abrangência da 1ª Regional da Saúde, onde cerca de 60% dos moradores são atendidos exclusivamente pelo SUS.

“Todos os municípios do Paraná estão recebendo veículos iguais a esses para atender a um número maior de pessoas e melhorar a situação da saúde das famílias do nosso Estado”, disse Piana. Ao todo o Governo do Estado vai entregar 1.211 veículos às prefeituras.

O governador em exercício também lembrou que a Secretaria tem atualmente 650 obras no Paraná, liberadas ou em execução. São reformas e construção de hospitais, além de adequação de espaços físicos e aquisição de equipamentos. Deste total, 150 obras já foram entregues e 443 estão em andamento. Há investimento de R$ 700 milhões na melhoria dos hospitais. “Essas mudanças vão aumentar a qualidade do serviço prestado pelo Paraná”, afirmou.

Veículos vão beneficiar cerca de 294 mil pessoas que vivem na área de abrangência da 1ª Regional da Saúde, onde cerca de 60% dos moradores são atendidos exclusivamente pelo SUS. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

“Cada carro desses permite que as equipes façam no mínimo cinco visitas por dia. Vamos conseguir melhorar muito o acesso dos paranaenses ao serviço de saúde”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Poderemos fazer mais de 1 milhão de atendimentos nos próximos 12 meses”.

Leia mais no link: https://www.aen.pr.gov.br/modules/