Tecpar contribui para a modernização dos sistemas de saneamento

306
Foto: Arnaldo Alves / ANPr

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) contribui para a modernização dos sistemas de saneamento, oferecendo soluções tecnológicas para atender fabricantes de materiais para obras em redes de água e esgoto de todo o país. Com a aprovação do Marco Legal do Saneamento Básico (14.026/20) — que prevê a universalização do fornecimento de água e coleta de esgoto no Brasil até 2033 — a demanda por serviços nesse segmento tende a crescer. Segundo o Ministério da Economia, a ampliação da rede deve movimentar mais de R$ 700 bilhões em investimentos.

Há mais de quarenta anos o Tecpar faz a inspeção técnica em produtos como tubulações em PVC, fibra de vidro e ferro fundido. O serviço prestado busca garantir que os materiais empregados sejam rigorosamente inspecionados e aprovados conforme as especificações das normas técnicas vigentes. Esta avaliação é uma das determinações previstas na nova lei.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, salienta que por sua longa experiência em inspeções técnicas, o instituto tem muito a contribuir nesta fase de modernização dos sistemas de saneamento, que vai levar mais saúde e qualidade de vida à população.

“Com a expansão das redes de tratamento de água e de esgoto, diversas cadeias produtivas vão se formar e se desenvolver em todo o Brasil. O Tecpar, como polo de inovação, está preparado para atender a mais esta demanda da indústria”, afirma Callado.

Uma das novidades do Marco Legal do Saneamento Básico é permissão da participação da iniciativa privada nas obras de saneamento, por meio de licitação. Para isso, será obrigatório que uma empresa idônea fiscalize os ensaios realizados com os produtos, para garantir ao comprador que estejam com a qualidade requerida.

O Tecpar já realizou inspeções para companhias de saneamento e serviços autônomos de água e esgoto de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Ceará.

No Paraná, uma das empresas que já solicitou a inspeção realizada pelo Tecpar é Plastilit, indústria de conexões, tubos e acessórios de PVC instalada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

Leia mais no link: www.aen.pr.gov.br/