Tecnologia em conjunto

313
Honda e CATL fecham acordo para desenvolvimento de baterias

Empresas japonesa e chinesa vão pesquisar veículos movidos com novas energias e aprimorar tecnologias em conjunto

A Honda e a fabricante chinesa de baterias CATL (Contemporary Amperex Technology Co. Limited) anunciaram na sexta-feira, 10, a assinatura de um acordo para a criação conjunta de baterias, bem como investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. De acordo com o comunicado oficial emitido pelas duas empresas, essa parceria vai contribuir para a popularização da eletromobilidade. A aliança estratégica deve se estender às áreas de fornecimento de baterias e reciclagem.

Para a montadora japonesa, a parceria com a CATL deve proporcionar, além do fornecimento estável de baterias, avanços na pesquisa e desenvolvimento de sistemas para os futuros veículos que utilizarão outros tipos de energia (NEV, na sigla em inglês), já que a Honda, atualmente, concentra seus esforços em automóveis elétricos com bateria (BEV). O primeiro modelo equipado com baterias da CATL está previsto para chegar ao mercado chinês em 2022.

A Honda também adquiriu aproximadamente 1% das ações da CATL e esse investimento permitirá à empresa chinesa ampliar sua capacidade produtiva. “Acredito que essa parceria pode aumentar ainda mais a competitividade de nossos produtos eletrificados”, afirma Toshihiro Mibe, diretor da Honda Motor.