Foto: Divulgação

Os representantes das áreas de Desenvolvimento e Inovação de Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Joinville e Porto Alegre, reuniram-se nesta terça (21/6) e quarta-feira (22/6) em Curitiba para definir linhas de ação para o Techroad, programa de atração de investimentos em tecnologia para a Região Sul.

O Techroad surgiu a partir de um acordo de cooperação assinado pelos prefeitos das cinco cidades, no mês passado, durante o South Summit de Porto Alegre. A partir daí, as áreas de desenvolvimento e inovação dos municípios começaram a trabalhar em conjunto numa rede de apoio à inovação e tecnologia na Região Sul.

Dentre os objetivos estratégicos da Techroad estão a atração de investimentos para os ecossistemas, formação de talentos e compartilhamento de boas práticas da administração pública. Na reunião de terça, no Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, foram debatidas ações para sinergia de políticas e boas práticas, calendário de eventos, editais e programas, formação de talentos e gestores, e mapeamento de startups para formar um portfólio a ser apresentado a fundos de investimentos.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, destacou a sinergia entre os municípios. “Esta parceria entre cidades importantes da Região Sul do país é de extrema importância para integração das ações dos ecossistemas de inovação e união de esforços em projetos estratégicos. Nossa meta agora é avançar no programa com a participação de outras hélices da inovação, como universidades, setor privado e outras instituições”, afirmou Cris, que apresentou uma proposta de landpage para o programa.

“Nossas cidades representam 5 milhões de pessoas, mais de 3 mil startups, 20 mil empresas inovadoras com mais de R$ 20 bilhões de faturamento anual e uma imensidade de talentos criativos”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul, Élvio Gianni.

Julio Agostini, diretor de Operações do Sebrae Paraná destacou a parceria entre os municípios do Techroad e o Sebrae. “O Techroad se complementa com a atuação do Sebrae com o pequeno empreendedor. Com esse programa, aumentamos a atuação para empresas maiores e startups”, disse Agostini.