Startup do Worktiba e Bom Negócio criam aplicativo para MEIs

370
Vale do Pinhão: Foto – arquivo/SMCS

Gestão financeira e presença digital são “calcanhares de Aquiles” de muitos microempreendedores individuais (MEIs). De olho nessas e outras dificuldades dos pequenos negócios, os sócios Yara Lúcia de Menezes Garcia, Cleber Lecheta Franchini e Dongley Martins criaram a startup curitibana Okaut, que oferece um aplicativo com vários serviços customizados para MEIs, como controle financeiro, cadastro digital de clientes e vitrine virtual.

“Seja por necessidade ou por vocação, o empreendedorismo vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Só que nem todos estão preparados para enfrentar as agruras do mercado que faz com que seis em cada dez empresas fechem as portas antes dos cinco primeiros anos de vida. Ciente disso, criamos a Okaut para ajudar os MEIs”, afirma Yara.

No começo deste ano, a Okaut ingressou no Worktiba Barigui e seus sócios se capacitaram na turma do primeiro semestre do Bom Negócio.

A startup curitibana nasceu em 2020, quando os sócios desenvolveram a plataforma e iniciaram os testes do MVP (produto mínimo viável). Em janeiro deste ano, o aplicativo Okaut entrou no ar e a empresa entrou no Worktiba Barigui, um dos três coworkings públicos gratuitos do município. Atualmente, 45 startups e empreendedores estão nos Worktibas Barigui, Cine Passeio e Boqueirão.

“Entramos no Worktiba para termos mais conexões dentro do ecossistema do Vale do Pinhão. Sabemos que só vamos crescer com mais parcerias, dividindo experiências e conhecendo pessoas que têm habilidades que podem ser complementares a nossa”, conta Yara.

As inscrições da Rota 3 do Bom Negócio, neste segundo semestre, já estão abertas e podem ser feitas no link do site do programa até o dia 31 de julho. As rotas EADs 1 e 2 do Bom Negócio continuam com inscrições sempre abertas e com cursos ativos também na plataforma.