Sistemas de Ensino ou Sistemas de Aprendizagem

373

Temos analisado inúmeros materiais (mais conhecidos por apostilas) que circulam em nossas escolas de educação básica no Brasil. É comum encontrarmos nesses um grande esforço para que a sua apresentação seja chamativa e atraia o interesse dos pais, alunos, professores, coordenadores e diretores de escola. No entanto, quando chegamos à essência, na concepção pedagógica, a grande maioria se iguala e continua presa a um modelo educacional que já não atende mais as necessidades dos estudantes. Afirma-se que os materiais estão em acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular. Até trazem em seu interior as competências, as habilidades, os objetos de conhecimento (…), da nova Base. No entanto, na sua estrutura, vamos encontrar textos teóricos sucedidos por exercícios que exigem do estudante apenas a capacidade linear de armazenar, decorar e repetir informações. O contexto vivido está em segundo plano.
Precisamos urgentemente Sistemas de Aprendizagem que orientem os professores para provocar os estudantes a aprender, a construir novos conhecimentos significativos para suas vidas. Agora os modelos se invertem. O que acontece fora da escola, o que é de interesse dos estudantes é o mais relevante. Portanto, cada capítulo do material inicia com problemas, desafios, curiosidades que provocam os estudantes. Os conteúdos teóricos agora tem a função de explicar e de produzir novo conhecimento. E no final de cada capítulo (estudo) os estudantes precisam ter acesso a exercícios problematizadores que os façam refletir, os capacitem para aprender sempre, a resolver problemas da realidade, enfim a serem competentes para viver e conviver neste mundo em transformação.
Assim, os estudantes estarão preparados, como muitos almejam, para os vestibulares, mas também para exercer sua cidadania, desenvolverem-se como pessoas e terem sucesso como profissionais.
Portanto, urge rever os atuais sistemas de ensino – armazenar, decorar e repetir; PARA o sistema de aprendizagem aonde o estudante aprenda a aprender coisas úteis para a vida.

Profª Ma. Maristela Barcelos Castro
maristela.castro@inovaretec.com
Whats 41 991.991.330

Prof. Dr. Adelar Hengemühle
adelar.h@inovaretec.com