Moda movimenta indústria e lojistas de 12 Estados. Renda per capita paranaense é atrativo para o mundo fashion.

Curitiba será a sede  da primeira edição do  SIMBrasil (Salão Brasileiro da Indústria da Moda e de Confecções) de 12 a 15 de setembro. A feira, especializada no setor têxtil, é dirigida  aos lojistas e trará para a cidade as novas tendências da moda urbana. O palco acontece na passarela  do Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi.  Para o desfile de abertura do evento, a organização da feira convidou a grife curitibana Gianni Cocchieri, que apresentará as coleções do prêt-à-porter e de alta costura Primavera-Verão 2008. Nos dias 13 e 14 percorre as passarelas uma mostra da criação de alguns dos principais estilistas paranaenses.

Serão aproximadamente 110 expositores vindos de mais de dez Estados brasileiros, entre eles Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia e Alagoas. O público estimado para os quatro dias do evento é de aproximadamente 15 mil pessoas.

O principal objetivo do acontecimento é funcionar como facilitador entre as indústrias (leia-se fabricantes) e os lojistas. Para isso, a feira divulgará aos lojistas – por meio de desfiles e da exposição dos diferentes “looks” nos respectivos estandes – o vestuário desenvolvido pelos fabricantes para a primavera e o verão de 2008, dividido entre moda feminina, masculina e infantil, moda íntima e de praia, além de acessórios. Neste último quesito, a feira prevê a participação de prestadores de serviços de diversos segmentos bem como a presença de fornecedores do setor têxtil

 Por que o Paraná?

O Paraná é segundo pólo têxtil do país e entrou definitivamente no calendário de moda como referência nacional, pois o Estado abriga anualmente eventos de moda já consagrados. Por se tratar de evento especializado e dirigido a lojistas, o SIMBrasil inaugura uma fase nova e promissora na passarela da moda urbana paranaense, ajudando assim a colocar o Estado definitivamente na vanguarda do mundo fashion.   

 Os números    

As indústrias que estarão expondo seus produtos nos quatro dias do SIMBrasil devem ficar atentas ao volume de negócios que, no Paraná, o setor vem apresentando. Segundo dados do Sistema Fecomércio-PR, os lojistas paranaenses compraram, no primeiro semestre deste ano, 6,74% a mais  de produtos têxteis do que no mesmo período do ano passado. Ainda nos primeiros seis meses de 2007, as vendas efetuadas pelos lojistas paranaenses também aumentaram em 6,69% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Estado do Paraná tem uma população de um pouco mais de dez milhões de habitantes e uma frota de 3,7 milhões de veículos. Segundo os mesmos dados da Fecomércio-PR, o Estado possui mais de 15 mil lojistas somente no setor do vestuário.  Junte-se a isso o fato de que Curitiba detém altíssimo poder aquisitivo dentre os municípios brasileiros, fato esse que faz do paranaense um excelente comprador e consumidor de diversos produtos, principalmente do setor de vestuário, como mostram as estatísticas.       

 Por dentro das passarelas…

Paralelamente ao evento, acontecem diariamente desfiles individuais em horários intercalados: as empresas apresentam suas coleções com as tendências da moda urbana para aquelas duas estações de 2008. A coordenação dos desfiles está a cargo do jornalista e produtor de moda Ruy Barroso.

O produtor de moda é aquele profissional que busca elementos, modelos, roupas e acessórios para conceber, dessa forma, um conceito para o desfile – o que facilita não só o próprio desfile como também a realização das fotografias e filmes. O encanto do público surge quando o produtor faz com que um determinado “look” na modelo se sobressai e encontre no imaginário idealizado da platéia a almejada beleza.

A produção de moda dá continuidade ao trabalho do estilista, sendo que muitas vezes o papel do produtor se cruza (positivamente) com o dos produtores executivos e de figurinos. Uma vez definidas as atuações de cada função,  cabe ao produtor viabilizar os meios para que a roupa, antes pesquisada e concebida, possa então despertar o desejo de consumo da população, fechando assim o ciclo que faz a engrenagem da moda funcionar. 

As apresentações serão  realizadas em passarela montada no mesmo local do SIMBrasil,  no Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi.

O SIMBrasil é organizado pela empresa Porthus Eventos e conta com o apoio do Sistema Fecomércio e do Cexpar (Associação Centro de Comércio Exterior do Paraná).

  Serviço:

  • SIMBrasil–Salão Brasileiro da Indústria da Moda e de Confecções
  • Data: 12 a 15 de setembro de 2007
  • Local: Centro de Exposições do Parque Barigüi