Shopping de Curitiba expõe moda para criança autista

319

Quando, há quatro anos, a marca norte-americana Target criou a Cat & Jack, uma linha de roupas voltada para crianças autistas, deu-se visibilidade para uma preocupação restrita aos pais, alcançando estudantes de moda. E em Curitiba é de uma estudante da Universidade Positivo, Júlia Nycolack, que surge iniciativa semelhante e ganha vitrine: até que domingo o Shopping Muller exibe as criações da marca Tico&Tica Sensory.
O projeto Tico&Tica Sensory, defendido em conclusão de curso, será apresentado também em Florianópolis, no 8º Prêmio Brasil de Moda Inclusiva, dia 26 de março próximo. Ele é um dos vinte projetos selecionados para o desfile final da premiação criada pelo Instituto Social Nação Brasil, sediado em Santa Catarina.
Moda inclusiva é ainda um nicho, ainda que com crescente preocupação. Como a textura de uma roupa pode ser perturbadora para crianças com sensibilidade exacerbada, ensinam neuropediatras, elas não podem ser de tecidos ásperos e nem ter etiquetas e costuras internas.
Assim, Júlia Nycolack demonstra que crianças especiais precisam de roupas adequadas, desenvolvendo trinta itens divididos em modelos para festa, cotidiano, escola e para terapias – sem texturas e etiquetas para não causar incômodo. “O trabalho contou com muita pesquisa, entrevistas e acompanhamento de 144 crianças que utilizaram as peças, moldando a todas as necessidades e garantindo que as roupas apresentassem técnica, ergonomia e estética”, revela.
E, como ocorreu com a estilista da Cat & Jack, Julia passou a dar maior atenção à moda inclusiva com a maternidade: Arthur, seu filho de três anos, foi diagnosticado com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Processamento Sensorial (TPS). Ela, ficou um ano sem ir à faculdade, e passou então a pesquisar técnicas para apoiar o filho. “Esse projeto foi a forma que eu encontrei de ajudar as crianças e me realizar como profissional. Com a parceria do Shopping Mueller, posso apresentar esse projeto, divulgando seus benefícios e suas qualidades a investidores”, diz ela. O Brasil, atenção investidores, registra mais de dois milhões de autistas, dos quais, aponta a designer, 78% com TPS.
Tico&Tica Sensory está no espaço M. Social, criado pelo Mueller para aproximar os curitibanos das entidades e projetos sociais locais. Fica na praça de eventos e conta com estrutura necessária para que as instituições exponham gratuitamente seu trabalho, gerem cadastros de voluntários e arrecadem fundos para a manutenção de seus projetos.

Marca curitibana busca aliviar reclusão

Para a estação mais quente do ano, dez modelos de roupas que exaltam a criatividade e a natureza são a oferta da YSKI, marca curitibana voltada para peças práticas, criativas e confortáveis. A coleção 2000 e TILT revive estampas geométricas, felinas e botânicas, aliviando essa época de clausura.
As modelagens são amplas, privilegiando o conforto, mas há certo brilho para “levantar o astral de closets ou de qualquer reunião feita em escritório doméstico”. É o caso da bomber de paetês, disponível nas versões preta e multicolorida, com forro de cetim e bolsos bem arquitetados.
Ao destacar ainda um conjunto com estampa que remete a uma pintura e o quimono ilustrado por tigres, a diretora criativa da YSKI, Juliana Sandeski, observa que o cenário da coleção é protagonizado por plantas, animais, tinta fresca e tecidos reluzentes: “Roupas e elementos que estimulem a imaginação são sempre bem-vindos por aqui”.
Para Juliana, que criou a marca em setembro de 2017, após ganhar experiência como produtora de moda, é fundamental “criar roupas que funcionem como lembretes de arte ao vivo”.
As peças da coleção 2000 e Tilt estão disponíveis no site www.yski.com.br

Mesa vestida com São Paulo Floral

A designer Tania Bulhões, inspirada nas cores e aromas de sua própria estufa, desenhou a linha de porcelanas São Paulo Floral para sugerir a deliciosa sensação de flores para alegar o cotidiano. As peças trazem decalques floridos, relevos e margens com delicados filetes estampados. A coleção, formada por prato raso, prato fundo, prato de sobremesa e xícaras de chá e café (podem ir ao micro-ondas e à lava louças), já está disponível em Curitiba, na loja da marca no Pátio Batel.