Sérgio Vaz e Xico Sá abrem Diálogos em Curitiba

397

Diálogos Contemporâneos, evento literário pela primeira vez em Curitiba, começa na segunda dia 18, às 19h, com palestra de Sergio Vaz, e na terça com Xico Sá. A Capela Santa Maria sediará dez encontros até 30 de novembro, com produção local de Aurea Leminski e Manoela Leão w direção geral de Nilson Rodrigues.

O mineiro Séergio Vaz, cofundador do Sarau da Cooperifa – Cooperativa Cultural da Periferia, vai falar justamente sobre a literatura que vem da periferia, defendo a ideia de democratização do livro. “Precisamos aproximar as pessoas através desta linguagem universal, que é a literatura, que tem de deixar de ser o pão do privilégio”, opina.

Coma experiência de quem ministra oficinas semanais em escolas públicas e até em presídios, ele propõe um diálogo com a literatura periférica e afirma: “Compreender as realidades de favelas, bairros e de comunidades excluídas e marginalizadas economicamente é fundamental”.

Sustos na terça

Escritor, jornalista e cronista do jornal El País e do Diário do Nordeste, Xico Sá, autor de Crônicas para Ler em Qualquer Lugar,  é o cronista da terça-feira, quando falará sobre o mundo digital e sociedade em rede.  Ele adianta que pretende contar a “história de um jornalista que atravessou todas as transformações e sustos da comunicação dos últimos 30 anos. Da velha máquina de escrever dos jornais impressos ao jornalismo digital minuto a minuto da atualidade”.

Com seu humor já conhecido em programas de TV, como Saia Justa, o jornalista pernambucano observa: “É preciso falar sobre as tretas e polêmicas das redes sociais. Foram tantas mudanças na profissão que nem sei como sobrevivi a tudo isso. É essa trajetória que dividirei com as leitoras e leitores no bate-papo. Em outras palavras, revelarei uma espécie de manual de sobrevivência de um jornalista/escritor dos anos 80 aos dias atuais”, destaca.

Agende-se:

de 18 de outubro a 30 de novembro de 2021

Sempre às 19h, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)

Mais informações em https://business.facebook.com/dialogoscuritiba

Instagram: @dialogoscuritiba

Twitter: dialogcuritiba

Youtube: Dialogos Contemporâneos