Semente e metal de armas se entrelaçam em pulseira

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Design sustentável une Amazônia e Nepal

A artesania dos Yawanawá, povo da floresta Amazônica, entra no catálogo de luxo da marca inglesa Bottletop, que, com a campanha #Togetherband, atua com plásticos recuperados dos oceanos e metal de armas de fogo desativadas em um trabalho com artesãos no Nepal. A pulseira Yawa é feita de sementes de açaí, sendo a primeira da campanha que reúne as 17 cores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As sementes são pintadas à mão e tecidas com o fio de plástico retirado do mar e elas se juntam na pulseira a uma única conta feita a partir de metal reutilizado pelos nepaleses. A #Togetherband utiliza a criatividade e a cultura para dar visibilidade aos objetivos de sustentabilidade da ONU e inspirar ações para alcançá-los. (Os povos indígenas, que constituem 5% da população mundial e representam 15% dos extremamente pobres, protegem 80% da biodiversidade remanescente do mundo).

A habilidade das mulheres Yawanawá era conhecida nas pulseiras de miçangas, sendo comercializadas até no Mercado Livre, trazendo desenhos que expressam a espiritualidade de seu povo. Com o ateliê da Bottletop, passam também a aproveitar as sementes depois do açaí virar suco.  A pulseira Yawa entrelaça o mundo com os guardiões da floresta, lembrando que sua terra ancestral foi demarcada em 1977, porém as ameaças renascem com o projeto de lei PL490 (marco temporal), que coloca em risco 400 aldeias. (Os povos indígenas enfrentam discriminação jurídica não só no Brasil, deixando-os ainda mais vulneráveis à violência e ao abuso).

Os Yawanawá (povo do Javali) vivem no Acre em harmonia com a natureza, atraindo a atenção da Bottletop, marca de acessórios sustentáveis e de luxo criada em 2002, apoiando artesãos na África e projetos locais de educação sanitária. Com o ateliê no Brasil e workshops no Nepal, a marca continua a fornecer habilidades para artesãos com técnicas inovadoras. Em 2017, abriu em Londres, na Regent Street, sua primeira loja impressa em 3D criada a partir de resíduos de plástico. Entre seus simpatizantes estão David Beckham e Naomi Campbell.

A venda das pulseiras, iniciada neste mês, se dá apenas pelo Shop2Gether, o maior e-shopping de moda nacional, que reúne grandes marcas e estilistas ao lado de novos designers. Pré-venda por 160 reais na cor natural e preta com sementes redondas e por 190 reais com as 17 cores dos Goals e com sementes de diversos formatos: www.shop2gether.com.br/

Bibi ganha Selo Diamante de Sustentabilidade

A empresa gaúcha de calçados infantis Bibi, mais uma vez recebe da Abicalçados o Selo Diamante de Sustentabilidade. Cerimônia será nesta segunda-feira, 4 de outubro, com presença de funcionários, franqueados e diretores. Com auditoria realizada pelo Bureau Veritas, sediado na França, o processo de recertificação foi realizado de 21 a 24 de setembro, levando em consideração 124 indicadores em quesitos que englobam as frentes ambiental, social, econômica e de gestão sustentável.

Distinguida com a única certificação de sustentabilidade do mundo que abrange toda a cadeia produtiva do calçado, a Bibi espera alcançar anualmente 100% de conformidade dos produtos fabricados na Norma Reach (regulamento europeu) referente à toxicidade, reduzir 20% da geração de resíduos nos novos produtos e operações industriais, até o ano de 2025. Já no social, a marca pretende qualificar jovens das comunidades locais, por meio do programa Fábrica de Talentos Bibi, efetivando de, no mínimo, 30% dos participantes junto à empresa.