A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) divulga o balanço das ações realizadas no ano de 2021. A pasta obteve diversas conquistas ao longo dos últimos 12 meses, como a criação da Gerência de Parques e Biodiversidade, que centralizou as questões relacionadas à biodiversidade de forma ampla no município. A nova gerência atua na gestão das unidades de conversação, como o Parque Municipal Arthur Thomas e Parque Ecológico Municipal Daisaku Ikeda, e de outras áreas de interesse de criação de parques municipais. Também faz a gestão da fauna silvestre nestes espaços, o que envolve o manejo, avaliação da qualidade ecológica e recaptura dos animais que fogem destas unidades de conservação.

Saúde de Assis Chateaubriand orienta população, pois pandemia não acabou e fluxo de atendimentos cresceu muito
O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Saúde, vem alertando desde a semana passada, sobre o aumento significativo de pacientes com síndromes gripais e também ao Covid-19, tanto é verdade que no boletim de sábado (8), foram confirmados 53 novos casos da doença, assim como vem ocorrendo em todo o país onde várias pessoas estão sendo infectadas com o Coronavírus. Com o aumento nos casos, o município voltou a registrar internamentos de chateaubriandenses e inclusive na UTI.

Prefeitura de Colombo não realizará tradicional Festa da Uva
Priorizando a saúde da população tendo em vista o expressivo aumento nos casos de doenças respiratórias como a H3N2 e Covid-19 em todo território nacional, a Prefeitura de Colombo não realizará a tradicional Festa da Uva no mês de fevereiro. A decisão de não realizar a 56ª edição da festa em 2022, mesmo com elevados índices de vacinação no município, ocorre em um momento delicado que exige cuidados e respeito à saúde pública.

Primeiro levantamento do ano aponta taxa de 1,5% de infestação do mosquito transmissor da dengue em Marechal Cândido Rondon
A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por meio do setor de Endemias, realizou o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), entre os dias 03 e 06 de janeiro. O município apresentou taxa de 1,5% de infestação do mosquito transmissor da dengue, com base em sete estratos (regiões). Cabe ressaltar que a média de 1,5% de focos é a mesma apresentada no Liraa de novembro do ano passado, todavia superior ao índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%.

Paranavaí retoma aplicação de micropavimentação em ruas
O município de Paranavaí, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou nesta semana a aplicação de micropavimentação em ruas da cidade, que é um serviço de manutenção da malha asfáltica. Após finalizarem a região das Moradias Santos Dumont, a secretaria segue o cronograma de manutenção e de recuperação do asfalto. Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Infraestrutura esteve com as equipes de micropavimentação na Rua Leônidas de Barros, entre as ruas Rosalino Nogara e Frederico Virmond.

Fazenda Rio Grande registra 5 casos de H3N2 e Secretaria de Saúde reforça medidas de prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde, confirmou por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, 5 casos de H3N2 na última semana e emitiu alerta aos profissionais da rede municipal da saúde quanto à vigilância da doença. Os surtos que estão ocorrendo no Paraná e em outros estados têm ocasionado lotação nas unidades de Saúde.

App 156 Foz registra mais de 10 mil novos usuários em 2021
A agilidade do atendimento digital do aplicativo 156 Foz impulsionou o número de usuários na plataforma, que cresceu mais de 200% somente em 2021 – saltando de 4 mil no início do ano para cerca de 15 mil novos cadastros até dezembro. Para melhorar a experiência dos cidadãos, mais de 100 serviços foram adicionados ao longo dos meses, o que contribuiu para a marca de quase 11 mil chamados abertos. Os dados comprovam não somente a confiabilidade do serviço, mas também a adesão da população aos meios digitais. Mais de 80% dos chamados foram feitos pelo aplicativo, enquanto menos de 20% foram via telefone.

Mais unidades de saúde vacinam contra a COVID em Francisco Beltrão
Com o aumento de casos de covid em todo o mundo nos últimos dias, também cresceu a procura pelas doses de reforço da vacina. Em Francisco Beltrão a prefeitura está ampliando os locais de vacinação, passando de seis para oito unidades de saúde na cidade. A partir desta terça-feira (11), a vacina também será disponibilizada nas unidades de saúde dos bairros Industrial e Luther King, além das unidades dos bairros Alvorada, Cango, Padre Ulrico, Pinheirinho, São Miguel e Vila Nova.

Ivaiporã aprova o Projeto Feira Livre do Produtor
Foi aprovado o Projeto Feira Livre do Produtor de Ivaiporã no valor de R$ 148.095,82 mil, investimento enviado pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (SEAB), para instalação da feira, que será implantada na Avenida Aparício Bitencourt, próximo da Igreja Bom Jesus, no Centro de Ivaiporã e serão aceitos somente interessados e produtores do município de Ivaiporã. Cerca de 25 barracas vão beneficiar os produtores rurais do município.