Sala de TV: a iluminação ideal em 5 dicas

289
Aconchego e versatilidade: neste projeto de Sala de TV assinado pela arquiteta Luciana Ballio, há vários focos de iluminação, o que permite regular a incidência de luz no ambiente de acordo com o desejo do usuário

Relaxar, trabalhar, reunir a família e os amigos. A sala de TV é aquele espaço da casa em que fazemos mil coisas – e também onde gostamos de não fazer nada, de descansar e relaxar sozinhos ou em companhias queridas. A Yamamura, com sede em São Paulo e loja online com entrega para todo o Brasil (www.yamamura.com.br) traz 5 dicas para trabalhar a iluminação deste ambiente com bem-estar, aconchego e também refinamento e personalidade. Vamos a elas!

  1. TEMPERATURA E INTENSIDADE

São fatores importantes para garantir maior conforto visual. Opte por temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e por lâmpadas de menor intensidade. Uma forma de deixar o ambiente mais versátil, permitindo iluminação para trabalhar, por exemplo, é investir na dimerização (regulagem da intensidade da luz) ou na automação.

  1. TIPO E DIRECIONAMENTO

A recomendação é pela luz indireta (em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha). A luz direta, principalmente incidindo sobre o sofá, os moradores ou em frente à TV, pode ofuscar a visão e causar reflexos e desconforto. Dê preferência à instalação de peças nas laterais das paredes, do teto ou do piso.

  1. PEÇAS MAIS INDICADAS

Luminárias de piso, plafons, arandelas, spots ou pendentes podem ser grandes aliados para trazer uma luz suave ao ambiente, favorecendo o conforto da iluminação indireta.

  1. DOSES DE ACONCHEGO

Uma dica valiosa na utilização da sala é deixar apenas pontos secundários de iluminação acesos, como pequenos spots, arandelas ou uma delicada luminária de piso, ao invés da luz central do ambiente (geralmente vinda de plafons ou lustres). Deixe que esses pontos menores formem sombras e tornem o espaço mais aconchegante.

  1. ABUSE DA CRIATIVIDADE

Que tal criar um ambiente cenográfico? Para isso, evidencie alguns detalhes da decoração, como texturas, prateleiras ou objetos decorativos. Nos cantinhos que deseja valorizar, instale spots com trilhos direcionáveis ou perfis de LED em nichos.

Inspirações para salas de TV assinadas por diferentes profissionais: designer de interiores Henrique Freneda; escritório Oliva Arquitetura; arquiteta Ana Yoshida