Cerca de 5 mil m² do famoso calçadão de Curitiba passará por processo que inclui raspagem de chicletes, varrição e aplicação de produtos profissionais 

Domingo a Rua XV de Novembro vai acordar mais bonita. Isso porque uma ação coordenada pela Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP) e a Associação Comercial do Paraná (ACP), com apoio do Sindicato das Empresas do Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR) e Spartan do Brasil, vai levar para cerca de 5 mil m² do calçadão uma grande lavação profissional, que envolverá cerca de 50 pessoas. Além da já tradicional varrição pela qual o local passa diariamente, na ocasião será realizada a raspagem de chicletes do petit pavê e a aplicação de produto específico. Toda a operação terá início às 19h30 e previsão de término às 00h.

“Todo o nosso entorno precisa ser preservado para manter a animação do comércio. Por isso, a lavação das duas quadras servirá para que demais lojistas ao longo do calçadão busquem a preservação como meio de multiplicar o movimento em função da melhoria ao longo da via, tornando-a mais atraente para o ir e vir das pessoas”, disse Camilo Turmina, presidente da ACP.

Para que tudo aconteça de forma tranquila, a ação contará com a participação de 20 pessoas na coordenação, divididas entre equipes de limpeza e professores da FACOP. A limpeza estará dividida em cinco etapas, sendo a primeira delas a raspagem do piso para retirar os chicletes, a varrição para retirar as sujidades mais superficiais, a aplicação de produtos específicos que farão uma limpeza mais profunda, a esfregação do produto, e, na sequência, a retirada e enxágue com o uso de caminhões-pipa.

“Receber o convite da ACP para coordenar esse evento mostra o quanto a limpeza profissional é essencial. Estamos falando de valorização de uma categoria que está presente no nosso dia a dia, e poder proporcionar a revitalização de um espaço tão lindo quanto a Rua XV por meio de profissionais capacitados, técnicas, produtos e ferramentas é uma forma de dar protagonismo ao setor de limpeza e aos profissionais envolvidos nela”, conta Cássia Almeida, executiva da FACOP. A coordenação do evento estima que serão utilizados cerca de 40 litros de produto biodegradável, cedidos pela Spartan do Brasil para a realização da ação e que foram autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente.

“O calçadão da Rua XV não é um calçadão sujo. Afinal, Curitiba é reconhecida entre tantas coisas pelo asseio. Mas essa é uma ação que será executada por profissionais com maquinários, produtos específicos e técnicas de limpeza profissional. É uma limpeza mais profunda, e a ideia é oferecer para os curitibanos que passam pela XV ainda mais orgulho da nossa cidade”, conta Rogério Bueno de Queirós, presidente do SEAC-PR, entidade que representa as empresas e profissionais que estarão atuando na ação.

Além do SEAC-PR, o evento terá o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Siemaco, da Guarda Municipal de Curitiba, da FAZ. As empresas que atuarão na limpeza são equipes da Verzani & Sandrini, Orbenk, Sanetran, Elo, Higiserv, Produserv, Obra Prima e Emparlimp.

Para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos, haverá a presença de técnicos de segurança do trabalho e a exigência do uso de EPIs, como óculos de proteção, capas, luvas, botas, entre outros. A ACP e a FACOP ainda disponibilizarão lanche para os envolvidos.

Serviço
Limpeza Profissional Rua XV de Novembro
Data: 25/06/2022 (sábado)
Horário: a partir das 19h30
Local: Rua XV de Novembro – trecho entre as ruas Presidentes Farias e Rua Monsenhor Celso.