O prefeito Beto Richa receberá na terça-feira (11), em Brasília, o prêmio de "Melhor Prefeito do Brasil".


Na quinta edição do Ranking de Excelência Administrativa das Capitais, promovido pelo Instituto de pesquisas Brasmarket com o jornal econômico DCI, de São Paulo, e o portal de internet IG. A notícia foi publicada na primeira página da edição de quarta-feira (5) do DCI. "É um reconhecimento que orgulha nossa administração e também deve ser estendido a todos os curitibanos, que contribuem com trabalho e idéias para a construção de uma cidade cada vez melhor", disse Richa.

O Ranking de Excelência Administrativa é uma radiografia detalhada de 27 áreas de gestão municipal, feita por meio de pesquisa nacional com mais de 16 mil brasileiros residentes nas 26 capitais estaduais. A premiação também será entregue a secretários municipais que se destacaram em suas áreas de atuação, entre eles a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa. "A iniciativa revela os mais hábeis líderes políticos da atualidade e os melhores prestadores de serviços no setor público do Brasil", diz o diretor superintendente do Instituto Brasmarket, Sidney Kuntz Jr.
Critérios – O ranking compara os resultados apurados de todas as 26 capitais de estado e aponta os melhores prefeitos e os mais competentes executores das políticas públicas em 27 áreas da administração pública de todas as capitais brasileiras.

São avaliados itens como: competência dos governantes; qualidade dos serviços públicos em cada capital; equipe do prefeito; qualidade de vida e os serviços públicos essenciais; honestidade pessoal e empenho no combate à corrupção; sensibilidade social e empenho no combate à pobreza e às desigualdades sociais; competência e capacidade pessoais; empenho em promover o progresso, o desenvolvimento e combater o desemprego; energia e capacidade pessoal de comandar.