Renault realiza exposição de veículos históricos

401

A Renault do Brasil iniciou uma exposição única para os colaboradores da marca: a exibição de veículos históricos da Renault apresenta o acervo histórico formado por 15 carros que são expostos de forma rotativa nas quatro fábricas e na recepção principal do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná. São modelos que contam diferentes momentos e nuances da marca, passando por veículos produzidos localmente, ícones globais, carros-conceito e até modelos de competição, como um carro de Fórmula 1.

“Os modelos foram sendo incorporados ao acervo da marca ao longo dos 22 anos da Renault no Brasil. Para construir o futuro é necessário cultivar a nossa história de inovação.”, explica Caique Ferreira, diretor de Comunicação da Renault do Brasil.

O acervo traz veículos nacionais que contam a história da marca no país, começando pelos modelos produzidos na década de 1960, pela Willys Overland do Brasil, sob licença da Renault, como o Gordini – dois veículos, ambos 1966 – e um raro Interlagos conversível, que, atualmente, está sendo restaurado nos padrões originais da época. O primeiro esportivo produzido no Brasil tem sua origem na Alpine, marca do Renault Group que fez sua estreia este ano na categoria máxima do automobilismo mundial, a Fórmula 1, dando continuidade aos mais de 40 anos da Renault na categoria.

Dentre os modelos da fase mais recente da Renault no país, destaque para a primeira unidade da minivan Renault Scenic produzida no Brasil em 1998, modelo que inovou ao inaugurar a categoria de monovolume no país. Além dela, o acervo guarda espaço para uma das primeiras unidades do Kwid, que recebeu a assinatura da equipe responsável pelo seu desenvolvimento e produção em toda a carroceria.

Os veículos históricos da Renault estão hoje sendo usados neste formato de exposição itinerante em diversos pontos das fábricas do Complexo Industrial Ayrton Senna, mas, esporadicamente, participam de exposições e encontros de veículos históricos.

“Preservar esses modelos icônicos é cuidar da bela história da Renault no Brasil e no mundo. São veículos com valor inestimável, que mostrarão às futuras gerações todo o legado da marca, servindo de inspiração para nossos colaboradores no desenvolvimento de veículos inovadores e que ofereçam as melhores soluções de mobilidade.”, conta Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil