Renault comemora 10 anos de ações voltadas à inclusão da mulher

337
Divulgação Renault

Women@Renault é parte do compromisso da montadora pelos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres

A Renault está completando 10 anos do seu programa Women@Renault, grupo dedicado a ações voltadas à inclusão da mulher. Como resultado, a montadora registra um aumento de 64% no número de mulheres em seu quadro de funcionários no período. A inciativa faz parte dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), um programa da ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia. A empresa foi a primeira montadora a aderir ao WEPs na América Latina.

O grupo, formado por homens e mulheres, é responsável pelo desenvolvimento de ações de diversidade, pautadas pela equidade de gênero. É por meio delas que a Renault atua no desenvolvimento de projetos internos visando a inclusão de mulheres em diversas áreas da companhia.

Segundo a empresa, atualmente 30% de seus cargos de gerência são ocupados por mulheres. No pipeline de sucessão para os cargos de gerente, 36% são de mulheres. No Brasil, cerca de 50% da força de trabalho é feminina, mas apenas 18% estão em cargos de gestão.

“Temos o papel fundamental de abrir os caminhos para que as mulheres se tornem cada vez mais presentes e atuantes. Daí, a grande importância do grupo Women@Renault, um projeto que aumenta a diversidade dentro da empresa para tornar a mulheres cada vez mais protagonistas de suas carreiras. Trabalhamos com a diversidade para trazer mais criatividade e inovação”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

“Para que o número de mulheres na Renault possa continuar crescendo, temos ações alinhadas aos sete princípios de empoderamento feminino, os WEPs, e trabalhamos continuamente para avançar em nossas práticas de diversidade e inclusão”, explica Fernanda Stocco, gerente de comunicação da Renault do Brasil e uma das coordenadoras do projeto Women@Renault.

Entre as diversas iniciativas promovidas pelo grupo, está o espaço Mulherar, onde as participantes têm voz e a oportunidade de debater as questões da mulher relacionadas aos diversos papéis à elas incumbidos, tais como profissional, mãe, esposa, filha, avó, amiga etc. e ajudar as participantes a distinguir as barreiras no cenário atual da mulher no trabalho, incluindo os desafios deste ano com a pandemia.

Desde o início da crise sanitária, a empresa vem intensificando suas iniciativas para direcionar o tema de forma ampliada, como forma de aumentar o engajamento dos diversos grupos dedicados à inclusão (leia aqui).

Mantenha-se informada:
leia coluna Business Woman, por jornalista Luiz Juk, no link: diarioinduscom.com.br/conteudo/variedades/business-woman/