Após 50 anos, desde de sua inauguração, em 1972, o Centro de Educação Infantil (CEI) filantrópico Haydee Colli Monteiro, no Jardim do Sol, região oeste, recebeu uma ampla revitalização, feita pela Prefeitura de Londrina e entregue oficialmente, na quinta-feira (2), pelo prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal. Para celebrar a concretização deste antigo sonho da comunidade local, uma cerimônia ocorreu na quadra da própria unidade escolar, cujo espaço físico foi todo transformado para possibilitar melhores condições e mais conforto e segurança às 65 crianças, entre 4 meses e 3 anos de idade, que lá estudam em período integral.

Prefeitura de Foz do Iguaçu liberou mais de 3.700 alvarás para abertura de empresas em 2022
A liberação de alvarás para a abertura de empresas em Foz do Iguaçu está se tornando cada vez mais dinâmica. Nos primeiros meses de 2022, a Secretaria Municipal da Fazenda, por meio da Central do Empreendedor, emitiu 3.754 licenças para microempreendedores individuais, autônomos, entre outros profissionais em diversas categorias. Entre os fatores que permitem um fluxo de trabalho mais dinâmico está o curto tempo de espera para que os documentos sejam liberados – em muitas categorias, até no mesmo dia, como é o caso de contribuintes sem local físico ou estabelecimentos de baixo risco, como comércios varejistas de vestuário, calçados, acessórios e utilidades domésticas.

Prefeitura de Morretes comemora o Dia Mundial da Bicicleta
No dia 03 de junho foi comemorado o Dia Mundial da Bicicleta, um dos meios de transportes mais tradicionais e utilizados do mundo. A data promove a ideia de que a bicicleta pode trazer diversos benefícios, além de ser sustentável, barata e acessível, melhora a mobilidade urbana, contribui com a economia, e ajuda na saúde do corpo humano. Na cidade de Morretes não é diferente, diversas pessoas usam desse meio para se locomover, tornando a bicicleta um dos principais meios de transporte no perímetro rural e urbano. É visando essa prática, que a Prefeitura de Morretes, investe em manutenções e recuperações, faixas e placas nas estradas, vias e ruas urbanas, proporcionando maior segurança e mobilidade as pessoas que utilizam desse meio.

Ginásio de esportes do Danúbio em Guarapuava passa por reformas
O ginásio de esportes do Danúbio, na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, está passando por reformas e melhorias, realizadas pela equipe da SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava). Estão sendo trocadas portas e janelas, além da instalação de uma proteção de compensado entre a quadra e as arquibancadas. “Isso são melhorias e manutenções para deixar o ginásio em ótimas condições para a população, já que este era um pedido da comunidade”, destaca o presidente da SURG, Halmuth Brandtner.

Corrida do distrito de Vidigal marca domingo de profissionais e amadores do esporte em Cianorte
Com organização do projeto Esporte de Aventura e Natureza, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e com o apoio das secretarias de Saúde e de Obras e Serviços Públicos, 26ª Ciretran, Unipar, Fundhospar, a Corrida de Vidigal reuniu, aproximadamente, 500 participantes, no último domingo (05). O evento integra a programação do mês alusivo à preservação do meio ambiente, o Junho Verde. Ao todo, foram percorridos 5 km pelas ruas do distrito. A largada aconteceu em frente à Capela Nossa Senhora Aparecida, às 8h, e contou com a presença do prefeito, Marco Franzato, que fez questão de enaltecer o esporte.

IFPR realiza cerimônia de inauguração do CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa) e do Laboratório IF Maker em Telêmaco Borba
No dia 2 de junho foram inaugurados o CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa) e o Laboratório IF Maker do IFPR (Instituto Federal do Paraná) Campus Telêmaco Borba. A mesa diretiva do evento contou com a participação do diretor-geral do Campus Telêmaco Borba, Rafael Poltronieri; do deputado federal, Aliel Machado; do prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; além dos seguintes convidados: o engenheiro civil da Diretoria Sistêmica de Infraestrutura do IFPR, Paulo Vergílio Guimarães Júnior; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Leandro Roberto Baran; o diretor de Planejamento e Administração, Rubens Felipe Ribeiro; a coordenadora do Curso de Programação de Jogos Digitais e professora do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Introdução à Indústria 4.0, Suelyn Fernanda da Silva; o coordenador de Pesquisa e Extensão e coordenador do curso FIC de Introdução à Indústria 4.0, Samuel Roberto Marcondes; e o estudante do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial, que representou todos os estudantes do campus, Carlos Henrique Silva dos Santos.

Hospital Municipal de Pinhais passa por realização da Iniciativa Amigo da Criança
Recentemente, o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais passou por auditoria para reavaliação da certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança. A avaliação é realizada pela equipe do Ministério da Saúde (MS) responsável pela linha de atenção à saúde materno infantil. Para esta qualificação são seguidos os critérios dos 10 passos para a promoção do aleitamento materno. O objetivo é avaliar se as práticas realizadas na Instituição estão de acordo com as exigências e normativas do MS e Organização Mundial da Saúde, para a promoção do aleitamento materno. Maria Cristina Grolli, diretora do Hospital Municipal e da UPA Pinhais, destaca a importância deste reconhecimento como Hospital Amigo da Criança.