A Prefeitura de Curitiba reformará a avenida Marechal Floriano Peixoto em todo o trecho entre o Terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes


A Prefeitura de Curitiba reformará a avenida Marechal Floriano Peixoto em todo o trecho entre o Terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, no Centro da cidade. A previsão é de que a primeira etapa das obras – entre a Linha Verde (antiga BR 116) e o Centro – seja iniciada ainda neste ano. A segunda etapa, da Linha Verde ao Terminal Boqueirão, começará no início de 2008.
A reforma será feita ao longo dos oito quilômetros do eixo de transporte da Marechal, com um custo orçado em R$ 23 milhões. A avenida ganhará nova pavimentação, iluminação, paisagismo, calçadas, drenagem e canaletas em concreto e alargadas em pontos chave para permitir a ultrapassagem dos ônibus.
As obras do primeiro trecho, de cinco quilômetros, estão orçadas em R$ 16 milhões e estão em processo de licitação. Elas incluem, além da reforma da avenida, a instalação de quatro novas estações tubo, duas delas na rua Lourenço Pinto e duas na própria Marechal, ampliando a capacidade da Estação Cefet tanto no sentido Centro quanto no sentido bairro.
Esta primeira etapa também prevê a reforma da rua Lourenço Pinto, em toda sua extensão, e dos trechos da rua Pedro Ivo e da avenida Sete de Setembro entre a Lourenço Pinto e a Marechal Floriano.
A conclusão desta etapa da reforma da Marechal permitirá a implantação da primeira linha de ônibus da Linha Verde, a Pinheirinho/Centro, com tempo de viagem de 25 minutos, quase 20% menor do que o atual. Levantamento feito pela Prefeitura mostra que 32 mil dos 115 mil usuários/dia do Terminal Pinheirinho dirigem-se diretamente ao centro.