“Quando me dei conta da eficácia  do  produto fundei uma empresa”

452

Liliane  Bauermeister : “com base nos conhecimentos de medicina alternativa,  desenvolvi um  tipo de detergente na garagem de minha casa”

Segundo estudos,  atualmente as  mulheres empreendedoras mostram como a criatividade, visão e coragem permitem  construir negócios inovadores em diferentes segmentos do mercado.

É  o caso da hoje empresária Liliane Rocha Miranda Bauermeister, ou Lili, como é carinhosamente conhecida que é   CEO-Founder da  Alberquímica Indústria e Comércio de Saneantes.   Paulistana natural da cidade de Cruzeiro veio para Curitiba há 22 anos e   comanda uma indústria fundou instalada hoje no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana e  que produz detergente diferenciado para uso geral.

Em entrevista à coluna BUSINESS WOMAN, Liliane Rocha Miranda Bauermeister, conta que sua entrada para o mundo dos negócios, “poderia dizer que foi inesperado. Não estava nos planos”.

Casada e mãe, a empresária tem   formação acadêmica em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica Institucional e Hospitalar, também é habilitada para atuar como Terapeuta Floral pela Escola de Formação de Terapeutas Era Dourada, Iridóloga pela Universidade Livre Uniabel. Além disso é credenciada junto a ABBIO – Academia Brasileira de Bioterapia .

Conta ela que em função de seu conhecimento em medicina alternativa, desenvolveu para seu uso pessoal, um detergente diferenciado para uso geral. “Trata-se de um produto com baixa concentração química e não poluente pois não existia, na época,   nenhum produto que atendesse suas necessidades e  preocupações com o meio ambiente. E  agora  é registrado na Anvisa”, salienta a empresária .

Segundo Liliane,  “com base em meus conhecimentos de medicina alternativa, comecei a desenvolver na garagem de minha casa esse tipo de detergente.  Quando me dei conta, a eficácia  deste produto estava causando muita  repercussão, gerando um grande número de vendas informais para amigos, amigos de amigos. Diante disso achei que seria   uma excelente oportunidade de negócio para  criar uma empresa visando comercializar o produto. Assim, em 16 de maio de 2015, foi fundada a Alberquímica e um longo caminho começou a ser trilhado,  acreditando no grande potencial da  marca e de seus produtos. Fomos  construindo,  assim, uma trajetória de sucesso”.

E enfatiza : “Espero que essa visão que tive possa  ser usada para empoderar e inspirar aquelas mulheres  que buscam um mundo mais igualitário e com mais oportunidades de liderança. Ainda existem muitos desafios das mulheres empreendedoras na busca por espaço em um ambiente predominantemente masculino. Mas vamos superar isso”.

 Reconhecimento pelas ações  da Alberquímica

A CEO-Founder da  Alberquímica Indústria e comercio de Saneantes,  Liliane Rocha Miranda Bauermeister, é uma referência de empreendedorismo feminino. Afinal empreender é mais do que apenas abrir um negócio. Consiste em identificar uma oportunidade de atuação e lucro, e caminhar junto com a criatividade, planejamento e disciplina.

A Alberquímica Indústria e Comércio de Saneantes, sediada no Municipio de Fazenda Rio Grande, vem  sendo reconhecida   por  instituições e órgãos públicos.  Recentemente o  Instituto Internacional Chico Mendes conferiu à Alberquimica, o certificado Selo Verde 2021, onde diz que a empresa “possui o Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável de acordo com os critério do Procert -Programa de Certificação, na categoria Tecnologia Sustentável”.

Esta semana a empresária recebeu  da Câmara de Vereadores do município da Fazenda Rio Grande, presidida por Alesandro Bordignon (Sandro Proteção) uma Menção Honrosa em “reconhecimento pelos bons e relevantes serviços prestados a este Município”,   cuja proposta do vereador Caio Szadkoski, foi aprovada por unanimidade. Para destacar a importância do reconhecimento  basta citar que outra empresa homenageada, na mesma ocasião,   foi a japonesa Sumitomo Rubber, fabricante dos pneus Dunlop, que tem uma unidade industrial naquele município e é reconhecida como uma das principais marcas de pneus do mundo.

Aqui algumas premiações e certificados que a Alberquímica recebeu:  Em 2017 recebeu o Prêmio Mulher Empreendedora São José dos Pinhais e em 2018  um voto de congratulação e aplausos Câmara Municipal de Curitiba.  Já nos anos 2019 e 2020   recebeu o Prêmio Destaque no Programa Nossa cidade Opinião Pública Fazenda Rio Grande. E em  Troféu Imprensa Brasil o  Prêmio Cidade de Curitiba ,  Top of Mind Quality Gold,  Homenagem no Programa Prosa e Viola.

A empresa também tem um compromisso com a responsabilidade social, tendo participando de ações do  Hospital da Cruz Vermelha, Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, UPA 24h na Fazenda Rio Grande, Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, também naquele município, Lar Iracy, Pequeno Cotolengo, Associação Evangelizar é Preciso.