
“Sim, nós tivemos esta informação lamentável de morte cerebral do Mauro, presidente da Fúria”, iniciou. “Nós temos a lamentar a morte de uma pessoa, torcedor do Paraná, uma pessoa que nós tínhamos o estreitamento muito grande. Nós iremos abrir o inquérito policial para ver as circunstâncias dos fatos acontecidos”, continuou Oliveira.
De acordo com a Fúria, o caso aconteceu depois do jogo entre Paraná Clube e FC Cascavel. O Tricolor venceu a Serpente nos pênaltis, na Vila Capanema, e avançou para as oitavas de final da Série D.
A torcida afirmou que não houve confusão e que a Polícia Militar agiu com “despreparo”.
“Sem qualquer necessidade, de forma truculenta e COVARDE a Polícia Militar, com o seu Regimento de Polícia Montada, pisoteou o nosso presidente Mauro Machado Urbim, que encontra-se hospitalizado em estado gravíssimo”, diz a nota.
Em relação a isso, a Demafe pretende investigar o que levou à abordagem da PM no intervalo do jogo na tarde do último sábado.
“Nós vamos investigar a lesão corporal com efeito morte. Isso não significa que vamos investigar o policiamento, o policial militar. Nós vamos investigar o efeito morte. Até porque existe ‘n’ possibilidades.
Temos que fazer contato com o hospital, com testemunhas, tendo em vista que nós procuramos câmeras nas imediações e não é possível investigar ninguém. Posteriormente, também iremos ouvir os policiais militares”, disse o delegado em entrevista.
O que diz a PM
Por meio de nota, a PM disse que, no intervalo da partida, houve uma tentativa de invasão do local reservado aos visitantes, por aproximadamente 80 torcedores da torcida organizada Fúria Independente, sendo necessária a imediata intervenção do Regimento de Polícia Montada.
A PM informou que, a partir disso, “as equipes realizaram formação de linha para impedir a passagem desses torcedores, orientando-os para que retornassem, no entanto, insistindo no intento de invasão, tornaram-se hostis”.
“Objetivando manter a ordem e principalmente preservar a integridade dos torcedores do Cascavel, as equipes progrediram na tentativa de persuasão ao recuo, os quais retornaram ao interior do Estádio”, diz a nota.
Segundo a PM, “após repelir a ação, os policiais constataram dois torcedores caídos, em que um deles imediatamente levantou e o outro permaneceu desacordado. Imediatamente foram prestados os primeiros socorros de urgência, e acionado o Corpo de Bombeiros, que prontamente deu continuidade ao atendimento e encaminhou o ferido ao Hospital do Trabalhador”.
A PM finaliza dizendo que “será instaurada pela Corporação, uma Sindicância para apurar o ocorrido, trazendo à lume demais informações e subsídios ensejadores de eventuais providências pertinentes”.
Informações Band B.