A partir de segunda-feira (10), as solicitações para consultas comerciais em Curitiba poderão ser feitas de forma simplificada pelo site da Prefeitura na internet: www.curitiba.pr.gov.br

A partir de segunda-feira (10), as solicitações para consultas comerciais em Curitiba poderão ser feitas de forma simplificada pelo site da Prefeitura na internet: www.curitiba.pr.gov.br. Além de mais fácil, o novo sistema entra em operação para se adaptar às exigências do Cadastro Sincronizado, estabelecido pelo Ministério da Fazenda.
Com o novo sistema, as solicitações passam a ser feitas de duas formas: uma para a finalidade específica de obtenção do alvará de funcionamento, e outra para informações quanto à permissibilidade do uso comercial do imóvel consultado. Uma única consulta servirá para solicitar a emissão do alvará de funcionamento.
"Isso trará agilidade ao processo de emissão do documento, facilitando os procedimentos internos para análise das solicitações", afirma o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur. A Prefeitura faz, em média, cerca de 7 mil consultas por mês.
O novo sistema ampliará de 10 para 100 o número de atividades comerciais para consultas, que poderão ser selecionadas por palavras-chaves durante o preenchimento da solicitação. Para solicitar o alvará de funcionamento, o interessado deverá também preencher, de forma detalhada, o campo da descrição do objeto social, conforme estabelecido no contrato.
O sistema permitirá também consultas comerciais para fins de recursos ao Conselho Municipal de Urbanismo e pedidos de informações da Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural. "Estes serviços dependem da existência prévia de um protocolo anterior para fins de alvará de funcionamento ou informativo", explica o diretor do Departamento de Controle e Uso do Solo, Roberto Marangon.