A Prefeitura de Curitiba manterá um plantão especial para impedir invasões de terrenos públicos no feriado de 7 de Setembro.

O plantão, com participação da Guarda Municipal, começará na noite desta quinta-feira (6) e irá até a manhã de segunda-feira (10).

A Guarda Municipal reforçará a fiscalização nas áreas públicas e haverá equipes de prontidão nas Administrações Regionais da cidade. Será acionado também um serviço de atendimento telefônico 24 horas para receber denúncias de invasão por parte da população.

A população poderá denunciar tentativas de ocupação de áreas públicas por meio dos telefones 153, da Guarda Municipal, e 156, da Central de Informações da Prefeitura. As denúncias recebidas pelo plantão telefônico serão encaminhadas ao grupamento da Guarda Municipal mais próximo.

O plantão mobilizará ainda equipes das secretarias municipais do Urbanismo, Administração e Governo. A Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) também manterá um sistema de vigilância, com rondas permanentes nos bairros onde estão localizadas as áreas consideradas de maior risco.

A vigilância, no entanto, será feita apenas nos terrenos do Município. Este cuidado é necessário porque estas áreas estão destinadas à implantação de equipamentos sociais. Nas propriedades particulares, a responsabilidade é de cada proprietário.