A gestão atual da Prefeitura de Toledo adotou uma nova conduta quando se trata da assinatura de contratos para obras a serem realizadas no município. O documento é firmado em reunião acompanhada por secretários e servidores municipais das pastas envolvidas, além de representantes da Secretaria de Administração e do Controle Interno. Dentro desta proposta, nesta terça-feira (02) mais um ato desta natureza foi realizado. Ao todo, três novas obras serão executadas, com investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões, atendendo a sede e o interior do município. A maior intervenção é a reforma e ampliação da Escola Municipal Washington Luiz, no distrito de Novo Sobradinho. O valor de execução é de R$ 1.170.166,53 e vai trazer melhores condições para alunos e professoras.

Subprefeitura do Cubatão realiza reunião do Plano de Manejo do Parque Guaricana em Guaratuba
Na quarta-feira (27) aconteceu a segunda reunião do Plano de Manejo do Parque Nacional da Guaricana. A reunião foi realizada com a participação dos moradores da região do Rasgadinho e teve como objetivo diagnosticar e organizar as atividades extrativistas dentro do Parque Nacional da Guaricana, bem como, os procedimentos do ICMBio com relação às propriedades que se encontram dentro do parque. A prefeitura está diretamente envolvida nessas reuniões no intuito de garantir os direitos das pessoas envolvidas nas atividades agrícolas, extrativistas e turísticas dessa região.

Projeto “Um dia no Parque” é realizado em Tibagi
A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e o Parque Estadual do Guartelá, realizaram no dia 24 de julho o projeto “Um dia no Parque”. As crianças que são atendidas através do projeto Mãos a Horta, em Tibagi, tiveram a oportunidade de conhecer de perto todas as belezas do Guartelá. De acordo com o chefe regional do IAT, Ivan Loureiro, o projeto consiste na realização de atividades lúdicas, pinturas faciais, exposição da fauna local com a finalidade de educação ambiental, além do acompanhamento nas trilhas e explicações sobre a biodiversidade do parque.

Colombo adere à Campanha Agosto Lilás
A Prefeitura Municipal lançou na segunda-feira (01), a Campanha Agosto Lilás para celebrar os 16 anos da Lei Maria da Penha. Durante todo mês, a Secretaria de Assistência Social com o apoio da Saúde, Departamento de Cultura e Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher de Colombo (REVIDOC), realizará várias ações, como roda de conversas, palestras de reflexão, distribuição de material informativo sobre tipos de violência contra a mulher. “Temos o compromisso de oferecer serviços de qualidade para que a mulher que vive essa realidade, se sinta acolhida e segura para dar um basta e garantir os seus direitos nesse momento tão difícil. Nenhuma mulher deve se calar, porque a melhor forma de proteção é procurar ajuda, por isso denuncie”, destacou a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto.

Prefeitura de Pinhais promove Evento de Adoção de cães e gatos neste sábado
No próximo sábado, dia 6 de agosto, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), realiza mais uma edição do Evento de Adoção de Cães e Gatos, no Bosque Municipal. A ação é desenvolvida pelas equipes Divisão de Bem-Estar Animal da Semma, que estarão no local das 13h30 às 17h30. No evento, haverá cães e gatos para adoção, sendo que todos estão castrados e vacinados. As equipes da Semma darão todas as informações sobre a guarda responsável e orientações aos novos tutores. Já as pessoas interessadas em doar algum animalzinho, devem se inscrever previamente com a Divisão de Bem-Estar Animal, pelos telefones 99278-5550 e 99266-7674.

Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu promove formação com diretores e coordenadores de escolas municipais
A Secretaria Municipal da Educação está promovendo reuniões com diretores e coordenadores pedagógicos das 50 escolas municipais para alinhar as metas do segundo semestre. Os encontros começaram na manhã desta terça-feira (02) e seguirão até esta quarta na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila C. O intuito, conforme explicou a secretária da Educação, Maria Justina da Silva, é analisar os dados do primeiro semestre e traçar estratégias para o segundo semestre dentro das demandas de cada escola. Segundo Justina, os impactos da pandemia ainda são sentidos nas salas de aula, e por isso é necessário o maior engajamento de diretores, coordenadores e professores para a recomposição de aprendizagens.

Secretaria de Educação de Londrina realiza live sobre TDAH na Escola
Nesta quarta-feira (3), às 18h30, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai promover uma live com o tema “TDAH na Escola”, com a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e o convidado Clay Brites, neurologista infantil. A transmissão será via YouTube. A iniciativa faz parte das ações da 7ª Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos neuropsiquiátricos. A Semana foi instituída no ano de 2016, através da Lei Municipal n° 12.398/2016. Qualquer pessoa que tenha interesse no tema pode assistir a transmissão ao vivo, que terá tradução em libras. Na ocasião, serão discutidas as dificuldades e habilidades que os alunos que com TDAH apresentam em seu processo de escolarização e o que as escolas e professores podem fazer para auxiliar o aluno e colaborar com o processo de inclusão de todos os estudantes.