Com o objetivo de eliminar a fila de espera formada por pacientes com deficiência auditiva que aguardam a entrega de aparelhos auditivos, a Prefeitura de Londrina iniciou, nesta terça-feira (14), o terceiro mutirão de saúde auditiva. Por meio da iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aumentará de 85 para 250 o número de equipamentos que são destinados mensalmente ao Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), entidade credenciada junto ao Município. A meta é zerar a fila até o fim de 2022, com a destinação de um total de 1.500 a 2.000 aparelhos auditivos aos pacientes. Além dos equipamentos, o convênio também inclui consultas médicas, exames como audiometria e BERA e acompanhamento realizado pelas equipes multidisciplinares do ILES.

Geração atletismo de Cianorte é destaque em torneio paranaense
No último sábado (11), aconteceu, em Cascavel, o Torneio Paranaense de Atletismo, nas categorias Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Adulto. Com a participação de aproximadamente 250 amantes do esporte, Cianorte foi representada por 39 atletas do programa “Geração Atletismo”, que trouxeram colocações e medalhas para a cidade. Dentre as classificações, Nícolas Miguel Tardivo e Eduardo Alencar, que ficaram em 2º e 3º lugar no lançamento de disco, respectivamente; Ana Laura Ribeiro, Laura Graeff e Lukas Gabriel e João Mumbach, em 1º, 2º e 3º lugar nos 300 metros com barreiras; Laura Graeff e Lukas Gabriel e Ana Laura Ribeiro ficaram, também em 1º e 2º, respectivamente, nos 250 metros com barreiras. E Maria Vitória Meira e André Caetano, ficaram em 2º e 3º no salto triplo.

Prefeitura de Francisco Beltrão inaugura Escritório de Compras
A Prefeitura de Francisco Beltrão inaugurou na sexta-feira (10) o Escritório de Compras Públicas, localizado na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. A iniciativa tem apoio do Sebrae Paraná e parceria com várias entidades. O principal objetivo é prestar apoio e capacitar os fornecedores locais para as contratações públicas. A solenidade foi bastante concorrida, com a participação de lideranças de diversos segmentos. Durante o ato inaugural, o prefeito Cleber Fontana enalteceu a importância do escritório e de disponibilizar esta estrutura para orientar os fornecedores locais. “No ano passado a prefeitura de Beltrão licitou mais de R$ 200 milhões e apenas 36% deste valor ficou com fornecedores locais. Queremos aumentar esta participação para que, dentre outros fatores, fomente ainda mais a economia local”, diz o prefeito.

Prefeitura de Guarapuava inicia a semana com extenso cronograma de obras
Na manhã de segunda-feira (13) a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Obras e a SURG, iniciaram a semana com um extenso cronograma de trabalho. As equipes realizaram obras de drenagem pluvial na rua Benjamin Constant, no Centro e nas ruas Ana Luiza Pielak e na Avenida Vereador Rubens Siqueira Ribas. No Jordão, foi realizado recape asfáltico. “São obras que ajudam na mobilidade urbana dos guarapuavanos. As obras de drenagem pluvial na rua Benjamim Constant, irão auxiliar nos dias de chuva, evitando possíveis alagamentos. Já no Jordão, a via estava muito danificada, por isso estamos realizando obras importantes de recape asfáltico”, explicou o presidente da Surg, Halmuth Brandtner.

Capacitação em Marechal Cândido Rondon trata dos cuidados com idosos doentes e acamados
Cuidadores de idosos, estudantes de enfermagem e agentes de saúde participam nesta tarde de terça-feira (14), de capacitação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento ocorre no Senac, em Marechal Cândido Rondon. O foco dos trabalhos está nos cuidados e no manuseio com idosos acamados. O treinamento gratuito tem como palestrantes o fisioterapeuta Everton Nestor e a enfermeira Evelin Monier de Paula. A atividade é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comudi) e pela Secretaria de Assistência Social de Marechal Rondon.

Bairro Emiliano Perneta em Pinhais recebe Mutirão de Limpeza e ações contra a dengue
Na próxima semana, entre os dias 20 a 24 de junho, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza mais uma edição do Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza. Em algumas ruas do bairro Emiliano Perneta serão realizadas coletas de diferentes materiais, além de ações contra a dengue, já que esta é uma das regiões onde foram registrados mais focos do mosquito Aedes aegypti. Durante a ação, as equipes da Semma farão as coletas de madeiras e móveis inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, entulho em pequena quantidade (até 1m³), pneus inservíveis. É necessário que os materiais sejam disponibilizados separadamente e em local de fácil acesso para agilizar o recolhimento.

IBGE abre vagas para Recenseador no Censo 2022 em Piraquara
O IBGE está com vagas abertas para trabalho no Censo 2022, em Piraquara. São 61 vagas, destinadas para o município, no cargo de Recenseador (necessário nível fundamental de escolaridade). As inscrições encerram nesta quarta-feira, dia 15 de junho, e devem ser feitas pelo site https://www.ibge.gov.br/pss-complementar?e=3. O Censo Demográfico tem como objetivo contar os habitantes do território nacional. Além disso, identifica as características e mostra como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e interferindo nos núcleos de investimentos das empresas privadas.

Educação de União da Vitória inaugura laboratório de informática
A Secretaria de Educação inaugurou na noite de sexta-feira, 10, o novo Laboratório de Informática que será utilizado pelos alunos da Escola Municipal Professora Judith Góes de Lima no bairro Rio d´Areia. A inauguração aconteceu durante uma reunião com pais e professores.