A vacinação contra a Covid-19 prossegue no município de Londrina, com a disponibilização de 9.500 vagas para vacinação de crianças e adultos até sexta-feira (5). Todas as 53 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo 41 da zona urbana e 12 da zona rural, estão aptas a aplicar o imunizante. O usuário encontra as unidades disponíveis no momento, no ato do agendamento no Portal da Prefeitura, de acordo com o tipo de vacina que ele precisa tomar e com as vagas em aberto. Para agendar a aplicação é necessário acessar o Portal da Prefeitura. No mesmo site, é necessário imprimir o comprovante com QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto.

Julho teve redução de 45% no número de casos de covid em Umuarama
Durante o mês de julho de 2022 foram registrados 302 casos de covid-19 em Umuarama, uma redução de 44,5% em relação ao mês anterior. As mulheres continuam sendo as que mais se contaminam com o coronavírus (59,6%) – homens são 38,7% e crianças 1,7% (veja quadro completo nesta página). Porém, de acordo com o Boletim Covid desta segunda-feira (1°), que traz dados acumulados do final de semana, 30 novos casos foram anunciados, sendo 17 mulheres, 13 homens e nenhuma criança. Segundo o relatório de ocupação de leitos para tratamento da doença nos hospitais credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), existe apenas uma criança de Umuarama, que tem quatro meses, internada na enfermaria do Norospar. Nenhuma morte foi oficialmente registrada e o total de óbito segue em 342.

Rua de Lazer movimenta crianças na Vila Operária em Cianorte
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com o curso de Educação Física da Unipar, promoveu, no último sábado (30), a Rua de Lazer. O projeto, que leva ações recreativas aos bairros e distritos da cidade, contou com a participação de aproximadamente 250 crianças, na estrutura montada no campo do Prudentino, na Vila Operária. No local, os pequenos contaram com brinquedos infláveis, camas elásticas, gincanas, pinturas faciais, atividades com tinta, giz de cera, lápis de cor e massinhas de modelar. Ainda, foram distribuídos cerca de três mil doces e houve o sorteio de uma bicicleta, doada pela empresa Móveis Fragoso.

Público marca presença na Feira de Adoção deste domingo em Toledo
Atraídos pelo slogan criativo elaborado especialmente para este evento – “Vai dar Adoção” – a Feira de Adoção de Animais movimentou o Parque Ecológico Diva Paim Barth neste domingo (31). Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), por meio da Coordenação de Proteção e Defesa Animal, atraiu um público diversificado que se encantou em ver os animaizinhos. “Desde a hora que começamos até o final da feira foi muito movimentado. Pelo menos 600 pessoas passaram pelo evento. Além da feira de animais também oferecemos pintura facial e pipoca colorida para as crianças, tínhamos uns 30 animais para adoção, a metade foi doada”, exalta a coordenadora da Proteção Animal e organizadora do evento, Júlia Heiss.

Ampliada a faixa de diabéticos com acesso às canetas de insulina NPH e Regular em Telêmaco Borba
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Ministério da Saúde, ampliou a faixa etária de pacientes com diabetes tipo 1 e 2 que terão acesso às canetas de insulina humana NPH e Regular. Agora, adultos a partir de 45 anos Diabéticos tipo II e todos os diabéticos tipo I que utilizam essas insulinas podem receber o dispositivo, desde que prescrito pelo médico. As canetas são distribuídas na Farmácia Municipal Central desde 2020. Em 2021 a Assistência Farmacêutica Municipal desenvolveu um trabalho para ampliar e promover o uso seguro. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia e associada a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. É importante que o usuário entenda o tratamento, e saiba fazer a aplicação da insulina de forma segura.

Férias de julho bombaram ocupação e visitação em Foz do Iguaçu
Os números das férias de julho apontaram um novo pico no turismo de Foz do Iguaçu. Levantamento do SindHotéis apontou uma ocupação de mais de 90% nos 27 mil leitos da rede hoteleira e o Parque Nacional do Iguaçu registrou o sétimo mês como o melhor em número de visitantes com 183.209 ingressos em 31 dias, superando a temporada de janeiro. De acordo com o Sindhotéis, no início de julho a média de ocupação era de 70%, e o mês seguiu com tendência de alta. Também houve uma excelente movimentação nos bares e restaurantes da cidade durante o período de férias. No Parque Nacional do Iguaçu, o principal indicador de visitação, quando comparado o mês de julho deste ano com o de 2019, quando a unidade recebeu 225.588 pessoas, a recuperação é de 81% no período anterior à pandemia.

São José dos Pinhais participa de reunião sobre Economia Solidária – Saúde Mental
Na última semana São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde (SEMS) participou de uma reunião com representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana (LIBERSOL), para futuras parcerias referentes à Saúde Mental e Economia Solidária. Dentre os temas abordados, foram discutidas possibilidades de realização de Feiras de Economia Solidária, Cursos de Economia Solidária e Saúde Mental para profissionais e usuários do SUS em São José dos Pinhais, além da possibilidade de implantação de um Centro de Convivência e Cultura, que seria o primeiro no Estado do Paraná. A LIBERSOL é uma rede, um espaço de articulação apartidário que congrega instituições e pessoas interessadas em promover ações para fortalecer os princípios da Reforma Psiquiátrica e da Economia Solidária, buscando, ainda, contribuir com empreendimentos econômicos solidários da região.