Os serviços vão desde novas obras até a manutenção da infra-estrutura existente, um trabalho minucioso, que também está exigindo  o resgate das características do Marco Zero da capital


A Prefeitura de Curitiba está trabalhando para melhorar o Centro da cidade. Os serviços vão desde novas obras até a manutenção da infra-estrutura existente, um trabalho minucioso, que também está exigindo  o resgate das características do Marco Zero da capital. Entre as obras estão a revitalização da rua Marechal Deodoro, novos postos da Guarda Municipal, recuperação do antigo Paço Municipal e reforma da Rua 24 horas.
O processo de revitalização do Centro começou em janeiro de 2005, com obras de emergência. Além da recuperação de ruas, calçadas e da melhoria na iluminação pública, o prefeito Beto Richa incluiu nos serviços a recuperação do Marco Zero de Curitiba. A proposta é melhorar a área central e desenvolver a economia da região, em benefício do comércio e da população.
As melhorias no Centro têm como um dos marcos principais a restauração do antigo Paço Municipal, na praça Generoso Marques, que está sendo reformado para se tornar um centro cultural. "O projeto de restauração e ocupação do Paço Municipal respeita as características originais do edifício e privilegia o uso público do espaço", diz o prefeito Beto Richa. "Esta é uma obra de alta complexidade, pela importância do prédio e estado de conservação do imóvel".
A praça Tiradentes, no coração da cidade, também será revitalizada. A principal reforma será a troca do piso, comprometido pelas raízes expostas das árvores, que dificultam a mobilidade.