Em Cerro Azul. Festa Nacional da Ponkan Fotos: Gilson Abreu/AEN

No sábado, dia 11 de junho, o governador em exercício Darci Piana junto do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, participou em Cerro Azul, no Vale do Ribeira, da abertura da 26ª Festa Nacional da Ponkan. A fruta se tornou uma das grandes marcas do município, maior produtor nacional do cítrico e responsável por 10% das tangerinas produzidas no País.
“É o produto de ponta aqui do município e está se desenvolvendo muito bem. O Estado está trabalhando para melhorar a qualidade e fazer com que dure mais tempo, para que a fruta seja produzida em épocas diferentes, não apenas no inverno”, disse Piana.
Para o prefeito do município, Patrik Magari, a atuação em parceria entre público e privado e o apoio do Estado podem viabilizar ações para impulsionar a venda da fruta em âmbito nacional. “É importante trabalhar de braços dados, poder público e a população, para podermos apresentar bons resultados. O Governo do Paraná tem um olhar sensível para a nossa cidade”, disse.


De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a fruta é a principal fonte de renda da cidade, cuja população em sua maioria ainda vive em áreas rurais.