Em audiência com o delegado Alciomar Goersch, diretor de Administração e Logística Policial do Departamento de Polícia Federal, realizada nesta quarta, 29/08.

O deputado federal André Vargas e o prefeito de Guairá, Fabian Persi Vendruscolo, receberam em primeira mão a portaria nº 1470, de 28/08em que o Ministério da Justiça instala a Delegacia Especial de Polícia Marítima nos portos de Guairá e Paranaguá. Em todo o país serão 13 delegacias deste porte para realização do policiamento marítimo e fluvial.Segundo o prefeito de Guaíra, a delegacia especial a ser instalada na cidade já conta com quadro de pessoal, embarcações e equipamentos designados, aguardando apenas as obras de reforma e adequação do imóvel doado pelo município, estimadas em R$ 900 mil, para que possa ser instalada em 2008. “Considerada estratégica para a segurança fluvial do Lago de Itaipú e do Rio Paraná, a delegacia especial fará um importante trabalho, principalmente porque Guaíra tem se tornado um centro de expansão do crime organizado na região”, reforça Fabian.

Outro importante item debatido na reunião foi a construção da sede própria da delegacia regional a Polícia Federal em Guaíra. Foram discutidos detalhes orçamentários para permitir a licitação das obras da sede estimadas em R$ 6 milhões. A prefeitura já doou o terreno e o projeto e a licitação deve ocorrer ainda no mês de setembro próximo. A obra encontra-se prevista no Orçamento Geral da União deste ano e o deputado André Vargas comprometeu-se em acompanhar a aprovação do plano de metas investimentos do Departamento de Polícia Federal encaminhado no orçamento de 2008. “Dada a importância operacional e estratégica para a segurança nacional que representa as operações da Delegacia de Guaíra, que possui 41 municípios ligadas a ela, vamos acompanhar de perto todos esses processos”, afirmou André Vargas.