Petição online exige igualdade de direitos LGBT no Japão

229

Uma petição feita online está exortando a criação de uma legislação no Japão que proíbe a discriminação contra minorias sexuais, uma vez que Tóquio se prepara para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no ano que vem.

Grupos de apoio a minorias sexuais, juntamente com a organização não governamental internacional Human Rights Watch, entidade que defende e realiza pesquisas sobre direitos humanos, começaram a coletar assinaturas online na quinta-feira.

Igarashi Yuri, representante da Aliança Japonesa em Prol de Direitos LGBT, disse em uma coletiva para a imprensa, que uma nação que será anfitriã dos jogos deve garantir que ninguém sofra discriminação no país. Igarashi disse que a legislação concernente à igualdade de direitos LGBT poderá se tornar um legado dos jogos de Tóquio.

Os grupos planejam continuar a campanha até o mês de fevereiro e apresentar as assinaturas coletadas aos partidos políticos japoneses.

Um relatório da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico posicionou o Japão em penúltimo lugar em uma lista de 35 países pesquisados para verificar até que ponto as leis asseguram um tratamento igualitário às pessoas de minorias sexuais. O documento diz que o Japão não proíbe explicitamente a discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero.