O setor do comércio paranaense sustenta uma perspectiva otimista para as vendas do segundo semestre de 2007

André Molina
da redação

O setor do comércio paranaense sustenta uma perspectiva otimista para as vendas do segundo semestre de 2007.  A pesquisa de opinião realizada entre os mês de maio e junho pela Fecomércio (PR) demonstra que 78,57% dos empresários esperam resultados mais positivos que os obtidos no mesmo período do ano passado.
O presidente da Federação do Comércio, Darci Piana, afirma que a expectativa positiva é resultado da conjuntura atual. “O preço de produtos do agronegócio no mercado externo estão aumentando e os juros estão caindo. Com a elevação do emprego tem mais consumo e mercado. Outros fatores como a oferta de crédito favorecem o desempenho do comércio. Atualmente 79% dos empresários esperam crescimento de 9% no período”, diz Piana.
Mesmo indicando uma expectativa otimista, a pesquisa apresentou um número inferior ao do levantamento do ano passado para o primeiro semestre de 2007, que registrou 84,54%. Segundo o presidente Darci Piana, os principais motivos para a queda da expectativa são a inadimplência e a carga tributária. “Quando o comércio cresce sempre surgem problemas de inadimplência, mas não no mesmo nível. É necessário uma reação do Congresso para gerar um processo de qualidade do crédito”, afirma.
Além de apresentar a pesquisa com uma expectativa otimista dos empresários do comércio, o presidente Darci Piana ainda citou fatores que podem melhorar a atividade. “Esperamos investimentos em infra-estrutura do governo federal e estadual. A aplicação é necessária para acompanhar um crescimento do PIB de 4,5%. Não adianta a federação fazer a gestão sem uma boa infra-estrutura para a atividade”, justifica.