Paulo Guedes anuncia ‘reorganização interna’ na Economia

278

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira, 21, uma “reorganização interna” será realizada na pasta. “Tem novidade até na nossa organização estrutural, vamos fazer uma mudança organizacional aqui também, essas novidades são justamente na direção de emprego e renda”, afirmou o ministro, durante a apresentação dos dados da arrecadação federal em junho.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou mais cedo que uma reforma ministerial será realizada na próxima semana. Entre as trocas prováveis estão a saída do general Luiz Eduardo Ramos da Casa Civil. Outra possibilidade é o desmembramento da Economia, com recriação do Ministério do Trabalho.

O ministro do Trabalho deverá ser Onyx Lorenzoni, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Além disso, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), líder do Centrão, deve ir para a Casa Civil. O atual ocupante da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, seria mantido no Planalto graças à vaga aberta por Onyx.

Guedes disse que as mudanças serão para acelerar o ritmo de criação de empregos. “Já estamos criando 1 milhão e 300 mil empregos [formais] nos primeiros meses deste ano, e vamos acelerar o ritmo de criação de emprego, inclusive com uma reorganização nossa interna, são novidades que o presidente deve trazer rapidamente”, completou o ministro.