Além do reconhecimento jurídico das centrais, UGT destaca regulamentação do trabalho aos domingos, que amplia acordo já obtido pelos trabalhadores em SP.

O presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, destacou nesta quarta-feira (5), em São Paulo, que a cerimônia prevista para a tarde de hoje (16:00 horas), no Palácio do Planalto, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará o envio de projeto de lei de interesse do movimento sindical ao Congresso Nacional, será duplamente marcante para a nova entidade de trabalhadores.

“Nós, da UGT, estaremos hoje em Brasília, não apenas para participar do reconhecimento jurídico das centrais sindicais, que inaugura uma nova etapa para o movimento sindical brasileiro, no qual a UGT representa um grande diferencial, mas também da regulamentação do trabalho aos domingos, que na verdade significa uma ampliação do acordo já obtido pelos trabalhadores do comércio em São Paulo”. O sindicalista Ricardo Patah, único presidente de central sindical com origem no setor do comércio, preside também o Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Sobre a UGT

A UGT – União Geral dos Trabalhadores é uma organização sindical formada a partir da fusão da Central Geral dos Trabalhadores – CGT, Social Democracia Sindical – SDS e Central Autônoma dos Trabalhadores – CAT, e da ampla participação de sindicatos independentes. Fundada em 21 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional dos Trabalhadores que reuniu em São Paulo mais de 3.400 participantes, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores, a UGT deverá reunir até o final do ano cerca de 1 mil sindicatos, representando 8 milhões de trabalhadores. Constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador, a UGT defende a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um novo projeto social, pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.