Participantes do Rally Transparaná chegam a Curitiba depois de três dias de competição

291
AEN

Terminou no sábado (20), com chegada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o 27º Rally Transparaná. A competição teve sua largada no último dia 17, em Foz do Iguaçu, e envolveu 110 veículos (número delimitado em razão da pandemia) com participantes de 13 estados e 45 municípios diferentes.

O percurso teve mais de mil quilômetros, passando por estradas de terra e regiões rurais, em quatro etapas cujas cidades de pernoites foram Cascavel, Guarapuava e Fernandes Pinheiro.

Os veículos estavam separados em quatro categorias: Máster, Graduado, Turismo e Turismo Light. A competição foi de regularidade, com premiação para todas as quatro categorias, mas contando também com cerca de 40 veículos que participaram sem caráter competitivo.

Para Gustavo Schimidt, de Itajaí/SC, campeão da principal categoria, a Master, “a parte técnica do evento foi bem completa e o nível dos participantes é o melhor do Brasil”. Ele conseguiu o título inédito, pois já tinha sido vice-campeão em outra edição”.

O diretor geral da competição, Vinicius Gunha, ressaltou que “o Rally Transparaná é a maior e mais tradicional competição do Brasil”. Ele também enfatizou os cuidados com os protocolos sanitários. “Mesmo no meio da pandemia conseguimos seguir todos os protocolos de saúde e realizamos um grande evento. Com o apoio do Governo do Estado faremos muito mais nas próximas edições”.

TURISMO E ESPORTE – O superintendente de Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou que “além do desenvolvimento esportivo, foi possível atrair o turismo por meio do esporte, movimentando a economia”. Ele ressaltou a alegria dos participantes e completou dizendo que no futuro será feito algo ainda maior, também englobando motociclismo e ciclismo. “Queremos fazer do Transparaná o maior evento de rally da América do Sul”, disse.

O coordenador geral dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná, Tiago Campos, salientou que “foi resgatada a essência do Rally Transparana, saindo de Foz do Iguaçu e chegando em Curitiba. Atravessamos o estado nesta retomada do esporte”.