Evento celebrou a união entre a Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Foto: Ari Dias/AEN

Hoje (03) aconteceu o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses 2021, evento que celebrou a união entre a Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Estiveram reunidos no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e outras autoridades do mundo cooperativista.

O encontro, que teve como foco a celebração dos 60 anos do BRDE e dos 50 anos do Sistema Ocepar, também foi transmitido ao vivo pelo canal do BRDE no YouTube e pela TV Paraná Turismo.

No ano de fundação da Ocepar, em 1971, havia 60 mil cooperados no Paraná. Hoje, são aproximadamente 2,4 milhões. Ricken ressaltou a importância da união das cooperativas com o BRDE para transformar o Paraná na 5ª maior economia do País.

“Não tem como imaginar o Paraná sem as cooperativas. Mesmo com todas as dificuldades, estamos sempre criando oportunidades, porque o cooperativismo mantém suas estratégias de desenvolvimento. Onde há cooperativas, há empresas e renda”, destacou.

Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses 2021. Foto: Ari Dias/AEN

Wilson Bley classificou o BRDE como a casa dos cooperativistas do Paraná. “Como paranaense, me orgulho muito de viver num Estado que tem esse sistema de cooperativismo. Os cooperados contribuem com a maior transformação possível: a social. A nossa parceria é missão do banco. Projetamos ainda mais 50, 60, 110 anos de sucesso”, afirmou.

A cooperação entre Sistema Ocepar e BRDE originou muitos frutos ao longo da história. Hoje, 217 cooperativas compõem o sistema, gerando 117.900 empregos diretos e faturando mais de R$ 100 bilhões por ano.

“As cooperativas organizam insumos, logística, crédito. Onde estaríamos hoje com a nossa agricultura se não fossem as cooperativas?”, questionou Darci Piana.

O vice-governador ressaltou os benefícios trazidos pelos recursos do BRDE e destacou a importância de um governo que garanta um panorama propício para o desenvolvimento dessas parcerias.

Wilson Bley classificou o BRDE como a casa dos cooperativistas do Paraná. Foto: Ari Dias/AEN

“As cooperativas aproveitam muito esses recursos, e nos orgulha falar de um banco que tem seguido sua missão. A soma dos dois juntos é motivo de orgulho, e resta ao Governo do Estado fazer sua parte de dar suporte. Não ficaremos para trás nisso”, disse.

Vice-governador Darci Piana participa da comemoração dos 60 anos do BRDE e 50 anos da OCEPAR.

PRESENÇAS – Também participaram do evento e pontuaram a importância do cooperativismo e da união entre o Sistema Ocepar e o BRDE o atual presidente do Sistema OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, e Eduardo Giannetti, que conduziu a palestra “O Brasil e o Mundo Pós-Pandemia”.