“Uma conquista histórica”. Essa afirmação vem do reitor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Éden Januário Netto, referindo-se ao anúncio de que Paranavaí vai receber uma unidade da instituição federal.


FUTURO DA EDUCAÇÃO EM PARANAVAI

“Uma conquista histórica”. Essa afirmação vem do reitor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Éden Januário Netto, referindo-se ao anúncio de que Paranavaí vai receber uma unidade da instituição federal. A data: 2008, os investimentos para a implantação são de 2,5 milhões de reais. Para ele, a vinda da universidade tecnológica apresenta à cidade um agente de desenvolvimento econômico.

 

PARANÁ ENTRE GRANDES ELEITORES

Seis municípios paranaenses estão entre os 100 maiores colégios eleitorais do País. Pela ordem, Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. Todas se encaixam entre as cidades com mais de 100 mil eleitores. Curitiba é a sétima, com 1.223 milhão. Cascavel e Foz do Iguaçu travam, entre si, uma luta árdua: o último levantamento aponta Cascavel com 178.308 eleitores, contra Foz do Iguaçu, 176.620. Menos de mil eleitores separam os dois municípios, o que pode levar a campanhas de alistamento bastantes disputadas.  

PELO CONSUMIDOR

A OAB Paraná realiza, por meio da Comissão de Direito do Consumidor, o IV Painel de Direito do Consumidor, nos dias 19 e 20 de setembro. O evento conta com palestras dos advogados Bruno Miragem, Antônio Carlos Efing, Adalberto Pasqualotto e Ricardo Morishita Wada. Na ocasião, será feito o lançamento do segundo volume do livro da Comissão de Direito do Consumidor. O número de vagas é limitado a 300 pessoas. O painel ocorre no auditório da Seccional em Curitiba (Rua Brasilino Moura, n° 253), com início às 19h. Inscrições pelo site: www.oabpr.org.br/esa. 

LÁ FORA É MAIS DIFÍCIL

O presidente Lula não conquista os povos das Américas com a mesma facilidade com que acontece no Brasil. Consulta do instituto mexicano Nitofsky dá conta de que no continente, ele está em décimo lugar na preferência, com 48% de aprovação. Na frente, disparado em primeiro lugar, o presidente argentino, Nestor Kirchner, com 71%. Depois, vêm os presidentes da Colômbia e do México, ambos com 66%. Hugo Chávez, da Venezuela, não vai lá muito bem, embora esteja com 50%, nono lugar. 

MOSTRA DE TALENTO MUSICAL

Para os cantores de música Gospel ainda dá tempo de participar do 1º Festival de Música Cristã/Gospel, em Toledo (Oeste paranaense). As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o próximo dia 24. No festival, realizado em 05 e 06 de outubro, terão duas categorias – juvenil e adulto. As premiações serão em dinheiro para os mais bem colocados.     

MORRE A MUDINHA DE HOLLYWOOD

Atriz que foi casada com o ex-presidente Ronald Reggan, quando este atuava em Hollywood, morreu aos 93 anos. Jane Wyman, teve destaque no cinema nos anos 40. Dois de seus filmes ganharam o mundo e os aplausos gerais. Em 1945, com o consagrado Ray Milland no principal filme da carreira dele, Farrapo Humano, a vida de um alcoólico. Outro, de 1948, quando Jane interpretou uma garota muda, chamado Belinda, que comoveu platéias.   

ORIENTAR, O MELHOR REMÉDIO

Em combate a gravidez precoce, um grupo de 15 voluntários vai orientar adolescentes, em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro. O projeto chamado de Menarca é uma parceria entre a prefeitura e a Sociedade Educacional Profissional Altair Mongruel, de Ponta Grossa. Nele estudantes terão orientações sexuais, sobre menstruação, anatomia do corpo feminino, câncer de mama entre outros assuntos, tudo em forma de debate. O público-alvo será – meninas de 12 a 15 anos de escolas estaduais. 

NOVA SAFRA RECORDE

Mais de 130 milhões de toneladas. É o que espera quanto aos números da produção nacional de grãos 2006/07. Mais precisamente: 131,4 milhões, conforme expectativa de organismos do Ministério da Agricultura. Esses números superam em quase 7% o resultado da produção de 2002/03, com pouco mais de 123 milhões de toneladas, melhor safra conhecida no País.

 

VALORIZANDO A ARTE

O município de Paranacity, próximo a Maringá, Noroeste do Estado, realiza o 1º Festival de Música e Arte. O objetivo é integrar os jovens a cultura. O festival ocorre de 19 a 22 de setembro. Já estão agendados espetáculos do Coral Infantil de Paranacity e o grupo sapateado Tap, da Universidade Estadual de Maringá. Durante o evento também serão realizados desfiles de moda, peças de teatro, workshops e até um festival amador de música.   

AUDIÊNCIAS COMANDAM COMERCIAIS

O Jornal Nacional, da Rede Globo, continua sendo o espaço mais caro da publicidade, segundo informa Giba Um em coluna publicada no Jornal Indústria & Comércio. Trinta segundos naqueles noticiário custam 328 mil e 800 reais. A seguir, vem a novela das oito, que começa às nove, custando 324 mil e 300 reais. O Fantástico está em terceiro no ranking, também de 30 segundos, custando aos anunciantes 296 mil reais. Seguem-se á Grande Família e Casseta & Planeta. 

FESTA TRADICIONAL NO OESTE

No próximo dia 20, será lançada a tradicional festa de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado, é a 20ª Oktoberfest. A festa será realizada entre 11 e 13 de outubro, no entanto, os preparativos já começaram. As novidades para este ano ficam por conta do resgate cultural. No evento, terá mostra de danças alemãs e toda a decoração voltada a cultura alemã, origem da maioria dos moradores da cidade.