Os diretores da Millpar, Ettore Basile (esquerda) e Gian Carlo Marodin, receberam o prêmio das mãos do CEO da DW, Nathan Potter

A Millpar, uma empresa 100% brasileira que exporta para 9 países a partir de suas unidades no Paraná, apresentou a nova marca aos mercados norte-americano e canadense, que respondem pela compra de 91% da produção da companhia em 2022. Em um road show de duas semanas, os diretores da empresa visitaram 13 clientes em 7 cidades.

De um dos principais compradores, a DW Distribution, de Dallas (Texas), os executivos receberam das mãos do CEO, Nathan Potter, o Prêmio Fornecedor Destaque do Ano, em reconhecimento da performance que a empresa teve no critério de melhor impressionar os clientes finais desse distribuidor.

Os clientes visitados no road show são o destino de cerca de 70% da produção da empresa e responsáveis pela distribuição dos produtos Millpar até os consumidores norte-americanos. “Foi uma viagem de relacionamento e busca por novas oportunidades e negócios. Apresentamos os investimentos que fizemos nos 3 anos no Paraná, em especial na planta de Guarapuava”, explica o diretor Administrativo e Financeiro (CFO) da companhia, Ettore Giacomet Basile, que viajou acompanhado do diretor Comercial, Gian Carlo Marodin.

A receptividade da marca lançada em fevereiro passado foi excelente, conforme Ettore. “Visitamos empresas que são nossos clientes há 20, 30 anos. Gostaram muito da marca atual, renovada, alinhada com as novas tendências do mercado mundial”, explicou o CFO.

Millpar passou a concentrar toda a atividade industrial que antes era desenvolvida pela Araupel nas plantas de Guarapuava e Quedas do Iguaçu. Responsável por cerca de 1,7 mil empregos diretos, a empresa transforma madeira em produtos de alto valor agregado para uso na construção civil mundial.

Volvo usa aplicativo que  reduz tempo e custo

Na fábrica, em Curitiba, o aplicativo é usado para acelerar o processo de design e melhorar a colaboração entre os membros da equipe

A gigante automotiva Volvo está descobrindo que o design de células robóticas pode ser tão fácil quanto pegar o telefone, graças ao RobotStudio® Augmented Reality viewer da ABB, que foi adicionado ao software de programação offline RobotStudio em PC da ABB.

O aplicativo para smartphone usa a tecnologia de Realidade Aumentada (AR) para sobrepor designs de modelos criados no RobotStudio em um ambiente de produção da vida real, permitindo que os usuários entendam melhor o tamanho e a escala de um robô ou célula robótica e como ele pode ser adaptado ali ou nas estruturas existentes.

Na fábrica da Volvo em Curitiba, as equipes de engenharia têm usado o aplicativo para acelerar o processo de design e melhorar a colaboração entre os membros da equipe. O uso da animação sobreposta para virtualizar e simular a operação do robô ajudou o pessoal a identificar problemas como cabos e componentes que podem precisar de testes adicionais e alterações de design, que podem ser feitas facilmente no software RobotStudio baseado em PC.

Para áreas com pouco espaço para implementar novos equipamentos, como nas instalações da oficina de pintura da Volvo, o aplicativo ajudou os engenheiros a otimizar o projeto da célula com base no espaço disponível e em outros fatores, como parte da segurança.

Na fábrica de Curitiba, os funcionários constataram que o aplicativo oferece enormes benefícios para a colaboração, além de facilitar a explicação de projetos para outras pessoas com menos experiência em robótica, como explica Leonardo Amaral, Manufacturing Technology Specialist for Robotics da Volvo Trucks:

“Começamos a usar o aplicativo há relativamente pouco tempo, mas nessa época já vimos o benefício de poder evitar erros e otimizar projetos. Como o aplicativo é para smartphone, significa que qualquer pessoa pode acessar simulações em qualquer lugar e a qualquer momento – isso ajuda os gerentes a entender o que estamos tentando alcançar e a avançar nos projetos.”

O aplicativo RobotStudio AR Viewer está disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play Store e pode ser visualizado em qualquer dispositivo inteligente compatível (incluindo iPhone 6 e iPad Pro em diante e Android 7.0 em diante com suporte ARCore). Para mais informações sobre o RobotStudio e ver o novo AR Viewer em ação, acesse:  ABB RobotStudio page.

Reeleição na presidência da Acrefi

Luis Eduardo da Costa Carvalho: “Daremos continuidade nos grandes temas da associação em benefício dos associados e do mercado financeiro”

Em recente evento realizado na sede da entidade, Luis Eduardo da Costa Carvalho, da Lecca Financeira, foi. Ele esteve à frente da entidade, nos últimos dois anos, diante de grandes desafios como a pandemia do Covid-19 – que mudou globalmente as relações de trabalho e processos no sistema financeiro.

Carvalho iniciou suas atividades no mercado financeiro em 1967. Trabalhou por 10 anos no Banco Mercantil de São Paulo e no Finasa de Investimento, de onde saiu em 1976 com Diretor Executivo. Fundou a Lecca em 1975, em 1981 criou a Lecca DTVM e em 1993 foi fundador da Lecca CFI. A Lecca completa 47 anos em junho de 2022.

“Me sinto lisonjeado por ter sido escolhido novamente para comandar a Acrefi, uma das entidades mais importantes do País. Daremos continuidade nos grandes temas da associação em benefício dos associados e do mercado financeiro. Acredito que conseguirei contribuir bastante neste propósito”, pontuou.

Apolar  entre melhores franquias do Brasil

Daniel Galiano: “Consolidação da marca Apolar como uma das mais fortes do segmento imobiliário do Brasil”

Tradicional rede de franquias imobiliárias do Sul do Brasil, a Apolar, foi contemplada com o Selo de Excelência em Franchising, promovido pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

A cerimônia de entrega do troféu e do selo impresso aconteceu em São Paulo. Nesta edição da chancela, batizada “2022+forte”, a rede Apolar foi arrolada entre as melhores franquias do Brasil, na categoria Sênior. Considerado o maior reconhecimento do segmento no Brasil, o selo chega a sua 31ª edição e distingue as marcas consideradas referência nas melhores práticas do setor no País, reconhecidas diretamente por seus parceiros franqueados e, indiretamente, pelos clientes.

No início do mês em celebração pela chancela, representantes do conselho de franquias, diretores e colaboradores da Apolar, reuniram-se na sede central da rede – em Curitiba – num coquetel de comemoração. Esta não foi a primeira premiação da Apolar pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Fomos arrolados entre as melhores franquias do país também nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. O que indica a consolidação da marca Apolar como uma das mais fortes do segmento imobiliário do Brasil”, afirma Daniel Galiano, diretor da Apolar Imóveis.