Paranacidade, 25 anos

914
Órgão do Governo do Estado comemora seu Jubileu de Prata nesta sexta-feira, 30 de julho

Paranacidade, serviço social autônomo vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, comemora nesta sexta-feira (30) 25 anos de existência. Neste período, 17 mil obras, ações e serviços nos municípios paranaenses somaram investimentos de mais de R$ 15,4 bilhões.

Só em pavimentação o investimento alcançou R$ 5,8 bilhões e 9 mil quilômetros, o que representa quase um quilômetro por dia, ou quase seis viagens, de ida e volta, de Paranaguá a Foz do Iguaçu.

Os projetos sonhados e demandados pela população do Paraná são inúmeros e de grande alcance social. Os de urbanização, que incluem calçadas, acessibilidade, rampas de acesso, paisagismo e outros equipamentos, chegam a 2,3 milhões de quilômetros quadrados. Esse número é equivalente a 325 campos de futebol. São obras que dão maior segurança e qualidade de vida a todas as pessoas.

Para o descanso e reuniões entre amigos foram feitos ou ampliados e reformados 347 parques e praças. Os projetos de iluminação pública foram executados em 563 ações e garantem a segurança e embelezamento de vias com a instalação de 155 mil lâmpadas LED, o suficiente para iluminar com economia de energia 5.425 quilômetros. Ou seja, mais de duas vezes as rodovias que formam o atual Anel de Integração.

Para garantir mais emprego e renda à população, foram construídos 329 barracões industriais, ou 308 mil metros quadrados de espaços que fortaleceram e ampliaram a economia nas mais diferentes Regiões do Estado.

“É um trabalho que envolve profissionais especializados e técnicos de excelência. Eles ajudam a planejar os novos traçados e as configurações físicas das cidades do Paraná, levando o desenvolvimento urbano a todas as áreas e regiões do Estado, sem deixar ninguém para trás”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, João Carlos Ortega.

A mobilidade foi reforçada com a construção ou melhorias em 27 viadutos e pontes e, ainda, com 50 quilômetros de ciclovias, além de 101 ações em terminais de transportes e obras de grande porte em aeroportos e rodoviárias, com total de 102 mil metros quadrados de áreas construídas. São ações com foco na mobilidade das pessoas e no crescimento da economia do Paraná.
Leia mais no link: https://www.aen.pr.gov.br