Objetivo é criar um padrão de excelência na qualidade dos serviços oferecidos pelos cartórios no Paraná.

Os cartórios do Paraná estão atentos às novidades para melhorar o atendimento prestado à população. Para discutir esse assunto e criar um padrão de excelência no atendimento ao público em todo o estado, Maringá recebe nesta sexta-feira (dia 31 de agosto) o lançamento estadual do programa “Anoreg.Com.Você”, desenvolvido pela Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR). O lançamento do programa é um dos destaques do XXIX Encontro Estadual de Notários e Registradores, que acontece na cidade de 31 de agosto a 1º de setembro.

De acordo com o vice-presidente da Anoreg-PR, Álvaro de Quadros Neto, o “Anoreg.Com.Você” é uma ferramenta para aperfeiçoar os serviços dos cartórios no estado. “O programa prevê a melhoria no atendimento, aliando segurança na prática dos atos”, afirma. O objetivo é levar uma equipe técnica da Anoreg in loco na serventia, promovendo o aperfeiçoamento dos serviços prestados, através de treinamentos para maior segurança na orientação às partes e na prática dos atos e avanços no atendimento realizado ao público. As primeiras cidades a receber o programa são Loanda, Nova Aurora e Nova Esperança, de 1º à 5 de outubro. “A meta é em até dois anos todas as comarcas do estado serem atendidas pela Anoreg Paraná”, prevê Quadros Neto.

Segundo o vice-presidente da Anoreg-PR, o objetivo do programa é buscar avanços na qualidade dos serviços prestados pelos cartórios à população paranaense, formatando um padrão de excelência em todas as serventias do estado do Paraná. “Como itens dessa padronização com melhor qualidade estão a informatização de todos os cartórios, além de programas e inovações para aliar um atendimento com agilidade e segurança”, afirma.

Encontro Estadual

A cidade de Maringá deve receber cerca de 300 titulares de cartórios de todo o estado, além de palestrantes, magistrados, promotores de justiça e representantes de classe durante o XXIX Encontro Estadual de Notários e Registradores. A programação das palestras inclui temas como registro imobiliário e as mudanças nos procedimentos de separação, divórcio, inventários e partilhas pela via administrativa, através da Lei 11.441/07.

O encontro em Maringá segue a filosofia de trabalho da associação, em interiorizar as atividades realizadas. Ano passado, a Anoreg-PR realizou encontros nas cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel e Maringá, debatendo com os titulares de cartórios questões referentes à informatização, como certificação digital, assinatura eletrônica e digitalização de documentos. “A informatização é hoje vital para prestar um bom serviço na área notarial e registral. Para isso, criamos mecanismos para levar ao titular de cartório dos pequenos municípios do interior uma infra-estrutura capaz de oferecer um serviço à população que alie segurança e agilidade”, explica Quadros Neto.

Durante o XXIX Encontro Estadual de Notários e Registradores serão debatidos nas palestras quatro temas principais: “Fraude à execução e a averbação premonitória no registro imobiliário. Inovações trazidas pelas Leis nsº 11.382/06 e 10.444/02”, com o Dr. Olavo de Oliveira Neto, “Separações e Divórcios pela via administrativa, nos termos da Lei 11.441/07”, com a Dra. Ana Cecília Parodi, “Inventários e Partilhas pela via administrativa nos termos da Lei 11.441/07”, com a Dra. Jussara Suzi Borges Nasser Ferreira, e “Sucesso em Tempos de Mudanças”, palestra proferida por Daniel de Carvalho Luz.

O evento contará também com dois debates: “Esclarecimentos sobre: sistema previdenciário dos notários e registradores (Paraná Previdência, INSS, Conprevi); sindicato patronal; ISS; tabela de custas” e “Debates sobre os temas técnicos apresentados”.