Paraná instala Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública no Litoral

326
Litoral recebe Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública em Paranaguá. Foto SESP

O planejamento da Secretaria da Segurança Pública do Paraná para proporcionar uma gestão inteligente para os municípios do Estado deu mais um passo nesta sexta-feira (03) com a instalação do Gabinete de Gestão Integrada do Litoral (GGI/Litoral), sediado na Delegacia Cidadã de Paranaguá.

O colegiado é formado por órgãos e instituições federais, estaduais e municipais e vai trabalhar na prevenção de crimes e na criação de ações que melhorem a segurança da população que vive nos sete municípios litorâneos.

A instalação do GGI/Litoral ocorreu no auditório da Portos do Paraná e contou com uma comitiva do Gabinete de Segurança Nacional da Presidência da República (GSI/PR), que veio ao Paraná esta semana para tratar do Programa de Proteção Integrada das Fronteiras (PPIF), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ/SP).

O GGI é um programa do governo federal que parte do conceito de Sistema Único de Segurança Pública. A premissa é a atuação coordenada e concentrada dos órgãos de segurança pública a fim de obter resultados mais eficientes tanto na prevenção à criminalidade quanto no desenvolvimento de ações de combate ao crime organizado.

 O Litoral do PR, na visão do secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, é uma das regiões mais importantes do Estado por escoar as riquezas para todo o mundo e, consequentemente, ter um tráfego intenso de pessoas e veículos.

“O trabalho da Secretaria é baseado em análise de incidência criminal e planejamento estratégico. Com a implantação do GGI no Litoral, estamos desenvolvendo uma agenda integrada com as forças federais e com os municípios para que a criminalidade não tenha chance de proliferar”, disse. “Nosso compromisso é com a comunidade e para ela é que estamos trabalhando”.

Graças ao trabalho das polícias Militar e Civil, crimes como roubos e furtos caíram no Litoral nos primeiros nove meses deste ano. Em Paranaguá, a queda maior foi de roubos (de 604 foi 442) e de roubos de veículo (de 34 para 28).

Com Assessoria. Leia a nota completa: www.aen.pr.gov.br