O Paraná apesar de ter grande produção de soja, hoje principal componente para produção do biodiesel, não tem vocação para produzir em larga escala com destino ao combustível.

EM BUSCA DE ALTERNATIVAS

O Paraná apesar de ter grande produção de soja, hoje principal componente para produção do biodiesel, não tem vocação para produzir em larga escala com destino ao combustível. Essa posição é tanto do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, como do diretor-técnico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Bill Jorge Costa. Apesar disso, o Estado tem destino atenção a pesquisar alternativas para produzir o “diesel verde”. Uma delas pode ser o girassol. 

 

SETOR EM RECUPERAÇÃO

Novo ânimo tem visitado o Vale do Ribeira com a produção de ponkan. Os produtores dessa cultura viviam há quase uma década em crise e esta safra apresenta bons sinais de recuperação. A região é a principal produtora da fruta no Estado. Com a fase de otimismo, quem plantava resolveu continuar e quem já estava desistindo pretende replantar os pés de tangerina ponkan. 

SEM PODER NA VENDA

Mas, uma das dificuldades enfrentadas pelos citricultores às margens do rio Ribeirinha é a falta de organização para a comercialização da fruta. Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Andrade, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, o problema é que os produtores negociam individualmente com os atravessadores e, com isso, ficam sem poder de pressão. A saída pode estar na proposta de instalação em breve de duas cooperativas no Vale do Ribeira. 

POSIÇÃO INVEJÁVEL NO MUNDO

Mesmo dominado por multinacionais, o mercado de computadores encontra a Positivo Informática, do Paraná, ocupando a 15ª posição no ranking mundial. A empresa já figura entre as 100 ações mais negociadas na Bovespa, embora só tenha o capital aberto há oito meses. A Positivo Informática é a empresa que lidera a venda de máquinas há quase três anos, no País. Ela faz parte do conglomerado dirigido pelo professor Oriovisto Guimarães, reitor do Unicenp. E tudo se originou quando seis professores de cursinho universitário resolveram construir um grupo próprio.   

GABEIRA QUER AJUDA DA OAB

O deputado federal Fernando Gabeira garantiu que não irá desistir de afastar Renan Calheiros da Presidência do Senado. "Vou convencer um grupo de deputados, procurar o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), todos os setores que possam se interessar, para ser uma ação da sociedade brasileira". Para ele, falta ao povo disposição para protestar contra o que há de errado. 

POR CAUSA DA IDADE

Atriz reclama que idade atrapalha sua carreira. Demi Moore já gastou mais de 1 milhão de reais em cirurgias plásticas para parecer mais jovem. Hoje, a atriz hollywoodiana tem 44 anos e diz que quer mudar a crença do cinema de que atrizes mais velhas não podem interpretar personagens jovens. Ela já colocou silicones nos seios, fez lipoaspiração por todo o corpo e até cirurgias nos joelhos se submeteu. Tudo para entrar no padrão estético da indústria do cinema norte-americano.   

FESTA COM SOTAQUE ALEMÃO

A maior festa germânica do Paraná será lançada amanhã(20). Trata-se da 20ª Edição da Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon, Oeste do Estado. A solenidade será para a apresentar a programação, que conta com novidades este ano. O objetivo é resgatar as tradições alemãs na festa já tradicional no município. O evento se realiza nos dias 11 a 13 de outubro. 

PRECISANDO DE PAZ

Estudantes de Arapongas, Norte paranaense, vão comemorar o Dia Internacional da Paz (20 de outubro) com a confecção do pássaro tsuru, feito em dobradura japonesa (origami). O pássaro é um símbolo oriental que representa a paz, sorte, felicidade e longevidade. O gesto tem o objetivo pedagógico de conscientizar as crianças da importância de conviver em harmonia na sociedade. 

LONDRINA NA ERA DA INFORMÁTICA

Os primeiros microcomputadores londrinenses já começaram a ser fabricados. Em uma unidade da fábrica Microsens, instalada na cidade, deu trabalho para 15 pessoas e foram investidos 600 mil reais. A capacidade da empresa é de montar cerca de 2 mil micros por mês. Para atingir esse número outras vagas de emprego serão abertas em breve. A empresa pretende faturar entre 10 e 15 milhões de reais por ano. 

CHEIRO ESTÁ EM QUEM CHEIRA

Um gene determina como cada pessoa percebe os odores corporais. Cientistas norte-americanos publicaram estudo na revista científica Nature, em que afirmam que a fragrância está no nariz de quem cheira.  Por isso, para alguns o cheiro é ruim, para outros nem tanto e para tantas outras pessoas é imperceptível. A pesquisa analisou a androstenona, uma molécula formada no suor de ambos os sexos, mas mais concentrada nos homens e verificou que a variação de percepção do cheiro está nas células do nariz.    

PASSANDO PELO CENTRO

Ponta Grossa, nos Campos Gerais, quer identificar quais os caminhões que passam por dentro da cidade e não utilizam o contorno leste. A pesquisa deve ser concluída em 15 dias e está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento. Depois de identificados os caminhões que passam pelo centro da cidade, a ação da secretaria será de fazer uma campanha de conscientização junto as empresas transportadoras para que tomem conhecimento da via alternativa e a utilizem.