História sobre carros no Brasil não faltam, e uma delas será contada no Shopping Jardim das Américas, neste final de semana, dias 15 e 16 (sábado e domingo).

Depois de apresentar uma exposição de Kombis, o espaço será tomado por opalas – um carro que começou a ser fabricado em 69 e parou de ser produzido em 92. Seis exemplares ficarão dentro do shopping. Um Opala Gran Luxo 74, um Opala 76, dois Opala Diplomata 88 e duas caravans, que é considerada irmã do opala: Caravan Luxo 78 e Caravan Comodoro 86. Quem for ao local poderá conferir os carros por fora e por dentro, inclusive a mecânica que está original em todos, além de um DVD que conta sua história. O evento é aberto ao público e fica exposto durante o horário de funcionamento do shopping. Sábado das 10h às 22h e domingo das 11h30 às 20h. Informações pelo 41 3366 7376.  CARROS QUE ESTARÃO EXPOSTOSOPALA GRAN LUXO 74 – é um opala vermelho puxando para o laranja. De dia é vermelho de noite é laranja. Tem teto de vinil preto e faixas decorativas no capô uma paralela a outra. Parece um hot wheels grande. OPALA COMODORO 76 – é um opala seis cilindros.OPALA DIPLOMATA 88  – é um quatro cilindros, uma raridade, já que na época os exemplares saíam de fábrica seis cilindros.CARAVAN LUXO 78 – rodas, calotas e até os pneus são originais.CARAVAN COMODORO 86 – já foi até garota propaganda de comercial de tv. A HISTÓRIA DO OPALAFabricado durante mais de duas décadas, o Chevrolet Opala tornou-se símbolo de longevidade no mercado brasileiro. Em sua longa trajetória, o primeiro modelo de passeio da GMB foi sendo atualizado, sem perder as características originais. Conquistou também, nesse período, um público cativo e bastante fiel. Desde o início da década de 60, apesar do ambiente pouco estimulante a novos investimentos, a General Motors do Brasil vinha estudando a possibilidade de produzir o carro de passageiros, aproveitando a experiência obtida com os utilitários. Assim, nasceu o projeto número 6761, com base no Opel Record "C", produzido na Alemanha, que passou às pranchetas em 1966. Apresentando carroceria de quatro portas, o Opala era disponível com motor de 4 cilindros (2.500 cc) e 6 cilindros (3.800 cc), em duas versões de acabamento. No dia 16 de abril de 1992, uma quinta-feira da Semana Santa, uma solenidade foi realizada na fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo. Por volta das 14 horas, deixou a linha de montagem o Opala de número um milhão. Na ocasião, porém, o modelo também despediu-se de seu público, para sempre. Foi o último exemplar produzido, representando o fim de uma Era. Aperfeiçoado em regulares e freqüentes intervalos de tempo, o Opala refletiu o próprio desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil, nesses 23 anos em que esteve em linha. A milionésima (e última) unidade fabricada – um Diplomata vermelho perolizado com estofamento em couro – está sendo preservada para a posteridade pela GMB, devendo compor o acervo do Museu da empresa O OPALA CLUB CURITIBAFoi fundado em 26 de outubro de 1995 por um grupo de amigos amantes da marca. Atualmente são cerca de 30 sócios que se encontram para trocar informações e experiências sobre o tema. Para saber mais o Opala e sobre o Opala Club Curitiba acesse www.opalaclubcuritiba.com.br SERVIÇO

  • O que: Exposição de Opalas
  • Onde: Shopping Jardim das Américas – Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 Fone 41 3366 7376
  • Quando: dias 15 e 16 de setembro – sábado e domingo
  • Sábado das 10h às 22h e domingo das 11h30 às 20h.